Segundo comandante Enzo Peri, há cerca de 1200 militares no Haiti.
Ele disse ainda que os corpos de 16 militares chegam ao Brasil na quarta.
O Brasil tem condições de dobrar o número de militares presentes no Haiti, país que sofreu forte terremoto no último dia 12, segundo informou nesta segunda-feira (18) o comandante do Exército, Enzo Martins Peri, a jornalistas. Atualmente, há 1.266 militares brasieiros no Haiti.
“Teríamos condições de dobrar nosso efetivo. Foram tropas que já foram para o Haiti. Já estão treinadas nos mais diversos aspectos, ou tropas que serão treinadas. Também teria que ver qual seria a composição destas tropas. Qual a natureza das tropas e de reforço?”
disse ele, acrescentando que mais de 10 mil militares brasileiros já passaram pelo Haiti.
O comandante do Exército acrescentou, porém, que a decisão de enviar mais soldados brasileiros cabe ao governo, mas também tem de passar pelo Congresso Nacional.
“Mas é preciso que [o pedido] seja formalizado pela ONU, que o governo entenda que assim deve ser, apoiado pelo Congresso”
disse Enzo Martins Peri.
Ele reafirmou que o Exército brasileiro tem condições de mandar mais homens.
“Temos condições de ampliar o efetivo, mas não sabemos qual seria o efetivo que caberia ao Brasil. As tropas são comandadas por um oficial brasileiro, mas o efetivo está bastante distribuído. Têm tropas de vários países da América do Sul, Europa e África. [A ONU] manifestando a intenção, estaremos lá ampliando as nossas forças”
acrescentou o comandante do Exército.
Sugestão e colaboração: Lucas Urbanski
Já passou da hora de no minimo colocar lá 3500 homens.
Abraço.
Obama ja mobilizou seus reservistas!
O Brasil pode vir a passar por isso tmabém?
Salve Marcelo, creio não ser o necessário.
O MD já está mobilizando voluntários, sengundo nota de ontem 1500 militares já teriam se manifestado.
As condições do Brasil e dos EUA são diferentes.
o contigente brasileiro nem precisaria ser ampliado uma vez que cabe ao Brasil o ocmando da missão da ONU, desta forma o efetivo poderia ser oriundo de todo e qualquer país não necessáriamente brasileiro.
Já no caso dos EUA que estão agindo por conta, necessitam renovar seu efetivo e para isto só podem contar consigo mesmo.
A previsão do MD é aumentar o efetivo, e chegar a 3000-3500 homens, ou seja, considerando o efetivo que já estava sendo preparado para substituir o que estava no haiti serão ncessários algo como 1500 ou 2000 novos homens.
grande abraço e obrigado pela participação.
E.M.Pinto