Brasil tem condições de dobrar efetivo no Haiti, diz Exército

http://www.agenciabrasil.gov.br/media/imagens/2008/06/10/1906FP0070.jpgSegundo comandante Enzo Peri, há cerca de 1200 militares no Haiti.
Ele disse ainda que os corpos de 16 militares chegam ao Brasil na quarta.

O Brasil tem condições de dobrar o número de militares presentes no Haiti, país que sofreu forte terremoto no último dia 12, segundo informou nesta segunda-feira (18) o comandante do Exército, Enzo Martins Peri, a jornalistas. Atualmente, há 1.266 militares brasieiros no Haiti.

“Teríamos condições de dobrar nosso efetivo. Foram tropas que já foram para o Haiti. Já estão treinadas nos mais diversos aspectos, ou tropas que serão treinadas. Também teria que ver qual seria a composição destas tropas. Qual a natureza das tropas e de reforço?”

disse ele, acrescentando que mais de 10 mil militares brasileiros já passaram pelo Haiti.

O comandante do Exército acrescentou, porém, que a decisão de enviar mais soldados brasileiros cabe ao governo, mas também tem de passar pelo Congresso Nacional.

“Mas é preciso que [o pedido] seja formalizado pela ONU,  que o governo entenda que assim deve ser, apoiado pelo Congresso”

disse Enzo Martins Peri.

Ele reafirmou que o Exército brasileiro tem condições de mandar mais homens.

“Temos condições de ampliar o efetivo, mas não sabemos qual seria o efetivo que caberia ao Brasil. As tropas são comandadas por um oficial brasileiro, mas o efetivo está bastante distribuído. Têm tropas de vários países da América do Sul, Europa e África. [A ONU] manifestando a intenção, estaremos lá ampliando as nossas forças”

acrescentou o comandante do Exército.

http://downloads.unmultimedia.org/photo/medium/160/160271.jpg

Sugestão e colaboração: Lucas Urbanski

Fonte:G1

3 Comentários

    • Salve Marcelo, creio não ser o necessário.
      O MD já está mobilizando voluntários, sengundo nota de ontem 1500 militares já teriam se manifestado.
      As condições do Brasil e dos EUA são diferentes.
      o contigente brasileiro nem precisaria ser ampliado uma vez que cabe ao Brasil o ocmando da missão da ONU, desta forma o efetivo poderia ser oriundo de todo e qualquer país não necessáriamente brasileiro.
      Já no caso dos EUA que estão agindo por conta, necessitam renovar seu efetivo e para isto só podem contar consigo mesmo.
      A previsão do MD é aumentar o efetivo, e chegar a 3000-3500 homens, ou seja, considerando o efetivo que já estava sendo preparado para substituir o que estava no haiti serão ncessários algo como 1500 ou 2000 novos homens.
      grande abraço e obrigado pela participação.
      E.M.Pinto

Comentários não permitidos.