Lula ironiza repercussão de divergências entre ministros

http://portal.rpc.com.br/midia_tmp/370--lulapop.jpgDepois de quase 20 dias de crise envolvendo as Forças Armadas e os Direitos Humanos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou na quarta-feira a repercussão na imprensa das divergências entre ministros e comandantes militares.

Eu estava de férias na Bahia, carregando caixa de isopor na praia“, disse Lula, em entrevista à noite no Itamaraty.

Lula disse que a sociedade é “plural” e seria “autoritarismo” tomar decisões sem conversar com diversos setores da sociedade e do governo. Ele não comentou o motivo que o levou a assinar, pela manhã, um decreto esvaziando o Programa Nacional de Direitos Humanos, como queria o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e os militares.

Questionado se a decisão teria irritado o ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, o presidente apenas disse que a mudança partiu dos dois ministros. “Sou um filho da democracia que utiliza a democracia para resolver divergências“, afirmou.

Nota do Blog:

Senhor presidente nada contra os seus dias de descanso, porém esta polêmica antecede-os, além do fato de nvolver pessoas do seu círculo próximo. Por obrigação, como chefe da nação e como lider,  deveria ser de seu conhecimento as consequencias desta polêmica bem como a sua geração aind ano seu preíodo embrionário,  até porque os ministros e executivos de alto escalão do governo  envolvidos nela foram indigitados por vossa excelência.

Fico contente pelo presidente da República assumir a posição de “mediador” do conflito e devo destacar que fico ainda mais contente por saber que sua excelência como filho da democracia, (após a queima da palha) ouvirá  “todos” os envolvidos,  os ceifeiros e os incendiários, de forma a resolver a divergência.

Como sugetsão pessoal à vossa excelência eu sugiro humildemente que o presidente apartir de agora tome mais atenção e consulte os seus acessores sobre as conseqências e impacto de suas decisões, o bate boca  público de ministros da nação embora seja um direito da democracia, por vezes soa-nos como ameaças ao retorno de métodos e práticas de outros tempos,  em que a democracia fora usurpada por soldados alguns fardados outros não…

E.M.Pinto


Fonte: Último Segundo