FX capítulo de hoje: Lula sinaliza que decisão sobre caças pode sair neste ano

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2010/01/xfiles0231.jpg?w=600&h=450BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou nesta quarta-feira que a decisão sobre a compra de caças do programa F-X2 pode sair neste ano, reiterando que a decisão do governo levará em conta a soberania do país e o preço.

Não é um acordo econômico… estamos discutindo a soberania do nosso país, inclusive a soberania tecnológica“, disse Lula a jornalistas, reconhecendo que a questão do preço também está em jogo.

A polêmica em torno dos caças vem se arrastando há meses. No ano passado, Lula já havia dito que sua decisão seria política e estratégica. O presidente chegou a assinar carta de intenção de compra dos caças franceses Rafale, da fabricante Dassault, durante visita do presidente Nicolas Sarkozy ao país em setembro de 2009.

A preferência da Força Aérea Brasileira (FAB), no entanto, seria pelos caças suecos Gripen NG, fabricados pela Saab. A norte-americana Boeing, fabricante do F-18 Super Hornet, também está entre as finalistas da FAB, mas o governo Lula sequer considera sua compra, segundo uma fonte.

A mesma fonte informou à Reuters na semana passada que a decisão do governo brasileiro é pela aquisição dos caças Rafale, mas que o país iria pressionar a França para baixar os custos da operação.

Pode ser este ano, o governo passado já deixou para mim“, afirmou o presidente, referindo-se ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e indicando também que não deseja deixar essa questão sem solução para o próximo governo.

(No início do governo em 2003) eu tinha que escolher entre combater a fome ou comprar aviões“, afirmou Lula.

A negociação envolve 36 caças –no valor estimado de 10 bilhões de reais– dentro de um pacote que pode prever a aquisição de até 120 aeronaves.

(Reportagem de Natuza Nery e Isabel Versiani)

Fonte: Yahoo

9 Comentários

  1. Pois é, se eu fosse os Suécos ja teria pego o chapéu e tchau, palhaçada, ainda querem que os demais países levem o Brasil a sério, desse jeito é brincadeira. Cartas marcadas desde o início.
    A pergunta que deveria ser feita nesse FX-FILES é a de quanto será a doação da Dassault para a campanha do PT. É que os Suécos não são tão bons em mutretas e propinas quanto os Franceses, eles são mais rodados nesse quesito.

  2. Pois é, se eu fosse os Suécos ja teria pego o chapéu e tchau, palhaçada, ainda querem que os demais países levem o Brasil a sério, desse jeito é brincadeira. Cartas marcadas desde o início.
    A pergunta que deveria ser feita nesse FX-FILES é a de quanto será a doação da Dassault para a campanha do PT. É que os Suécos não são tão bons em mutretas e propinas quanto os Franceses, eles são mais rodados nesse quesito.

  3. …eu venho com humildade expressar minha opinião …a opcão pelo rafale se deve ao comprometimento estratégico dos franceses com o brasil em transferência de tecnologia ,porque é um megapacote(sub’s ,caça,helicopteros,e vem mais o fx da marinha por aí…),não é uma questão de lobby ,é um acordo fechado (segredo de estado) …

  4. …eu venho com humildade expressar minha opinião …a opcão pelo rafale se deve ao comprometimento estratégico dos franceses com o brasil em transferência de tecnologia ,porque é um megapacote(sub’s ,caça,helicopteros,e vem mais o fx da marinha por aí…),não é uma questão de lobby ,é um acordo fechado (segredo de estado) …

  5. Parece brincadeira mesmo, ainda este ano, então ainda vai demorar para ser decidido, é absolutamente um absurdo, se o Rafale vai ser escolhido mesmo, fecha-se logo o contrato e acaba-se com toda a discução,lembrando que o orçamento da força terá de ser aumentado para a manutenção de qualquer avião que for escolhido, pois estamos acostumados a mantar F-5, e qualquer avião que se preze é caro de se manter, por isto sou pró Rafale.
    Abraço.

  6. Parece brincadeira mesmo, ainda este ano, então ainda vai demorar para ser decidido, é absolutamente um absurdo, se o Rafale vai ser escolhido mesmo, fecha-se logo o contrato e acaba-se com toda a discução,lembrando que o orçamento da força terá de ser aumentado para a manutenção de qualquer avião que for escolhido, pois estamos acostumados a mantar F-5, e qualquer avião que se preze é caro de se manter, por isto sou pró Rafale.
    Abraço.

  7. Eu concordo é me impaciento com a droga da demora , + derepente tem algo + q o sr Lula está querendo tirar dos francos ou será medo de bater o martelo é ser acusado + tarde q eles fez uma péssima escolha p o país? Mt pior e ñ escolher nada…

Comentários não permitidos.