EUA enviarão milhares de soldados para ajudar o Haiti

http://www.britishskytours.com/images/USS%20BATAAN.jpg
USS Bataan será destacado juntamente com o USS Carl Vinson e se deslocará para as proximidades de Porto Príncipe

O presidente americano, Barack Obama, anunciou nesta quinta-feira que os Estados Unidos vão enviar até 5,7 mil soldados ao Haiti e criar um fundo de apoio de US$ 100 milhões para o país.

Segundo Obama, os militares dos Estados Unidos vão fazer uma “parceria” com os militares brasileiros no Haiti, que receberam elogios do presidente americano.

O tremor de 7 graus na escala Richter, ocorrido na terça-feira, devastou o país e teria deixado até 50 mil mortos, segundo a Cruz Vermelha haitiana.

Obama afirmou que será preciso tempo para que toda a ajuda chegue ao país, mas ela “está a caminho”, e acrescentou que está é uma das maiores operações de ajuda da história recente dos Estados Unidos.

O governo dos Estados Unidos informou que vai enviar até 3,5 mil soldados e 2,2 mil fuzileiros navais para ajudar as equipes de resgate no Haiti.

O primeiro grupo de cem militares americanos deve chegar nesta quinta-feira e outras centenas de militares devem começar a chegar na sexta-feira.

Vamos fazer uma parceria com as Nações Unidas e seus dedicados funcionários e soldados das tropas de paz, especialmente aqueles do Brasil, que já estão no país, devido aos seus esforços de pacificação excepcionais“, afirmou Obama.

Porta-aviões

Também nesta quinta-feira deve chegar à costa do país o porta-aviões USS Carl Vinson. Já o USS Bataan, que leva uma unidade expedicionária marinha, também está caminho do Haiti.

Clique Leia também na BBC Brasil: Ajuda humanitária começa a chegar ao Haiti

A secretária de Estado americana Hillary Clinton cancelou uma viagem que faria à Ásia por causa do terremoto.

Ela afirmou que dezenas de milhares de pessoas foram atingidas pelo terremoto no Haiti e dezenas de milhares de prédios desabaram.

“Será um esforço de longo prazo”, disse.

O ex-presidente americano Bill Clinton, enviado especial da ONU para o Haiti, disse ao jornal Washington Post que o terremoto foi “uma das grandes emergências humanas da história das Américas”.

Clique Veja na BBC Brasil: Fotos revelam choque após o tremor

Clinton e seu sucessor na Casa Branca, George W. Bush, vão liderar os esforços americanos de ajuda no Haiti, de acordo com informações da Casa Branca em Washington.

Corrida contra o tempo

Grupos de ajuda afirmam que está ocorrendo uma corrida contra o tempo para encontrar sobreviventes nos escombros dos prédios que desabaram no Haiti.

As equipes de resgate e voluntários trabalhando no país precisam de equipamentos para levantar escombros mais pesados e cães farejadores para encontrar e retirar vítimas. Também são necessários medicamentos, alimentos e água.

“A prioridade é encontrar sobreviventes. Estamos correndo contra relógio”, disse Elisabeth Byrs, do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU.

Alguns aviões com ajuda dos Estados Unidos e uma equipe de resgate com 50 integrantes da China, junto com cães farejadores, conseguiram pousar em um aeroporto que está servindo a capital haitiana, Porto Príncipe.

Outros aviões com equipes de resgate e suprimentos, do Brasil, Canadá e Rússia, estão a caminho.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/ce/USS_Carl_Vinson_on_patrol_in_the_Pacific_2003-06-10.jpg

Fonte: BBC Brasil

15 Comentários

  1. Evidente que estamos lamentando a catástrofe que ceifou muitas vidas.
    O comentário abaixo é de caráter e reflexão estritamente político.

    Para os que ainda não conseguiam ver, talvez, agora seja possível com a catástrofe perceber que o Haiti não pode (nem poderia) ser motivo de acesso ao conselho de segurança da ONU.

    O irônico disto é justamente o fato dele (o problema haitiano) ter saído para uma esfera para a qual não estamos aptos a mantermos sós.

    Na hora determinante os EUA é que têm os meios necessários para enfrentar algo desta amplitude.

    Querer assentar-se antes de se estar preparado é lastimável. E um papel do qual o Brasil poderia ser poupado, pois não dignifica suas cores.

    Parece mesmo sermos a república das bananas.

    • Salve Mausher e Bomfim.
      Obrigado pela contribuição.
      Ao meu ver, e isto é sujeito a contestação como óbvio (e requer o manifesto dos demais participantes) discordo de alguns pontos levantados.
      Acho que não podemos confundir as cosias.
      A missão das FA brasileiras no Haiti, foi a de comandar o processo de pacificação e reconstrução pós guerra.
      algo que não precisa ser reafirmado é motivo de louvor e orgulho, uma vez que a ONU já declarou ser a missão mais pacífica de suas operações, motivo pelo qual o Brasi foi renovado por 5 vezes no comando.

      Obama em seu discurso exalta este brilhante trabalho dos miltares brasileiros e em seu discurso. diz, “vamos tarbalhar em parceria com os brasileiros pois tem efetuado um excelente trabalho e conhecem as reais necessidades do terrento”.
      é óbvio que existem limitações, porém só para destacar, o Brasil foi o primeiro país a responder ao apelo de socorro.
      a ajuda emitida pelo Brasil supera a econômica e militar enviada pela Europa 27 nações.
      portanto apesar de nossas limitações o Brasil tem demonstrado ser um gigante perante aqueles que teriam por obrigação o ser.

      Não se podia prever uma catástrofe destas, a força de paz não foi feita para prever armagedons, e ao contrário do que o colega Bomfim afirmou, o Brasil continua no comando da operação, obviamente, porém com limitações uma vez que as instalações da onu. policia e o próprio comando foram abalados no terremoto.
      Os EUA operarão de forma independente, mas isto é uma prerrogativa da qual os EUA sempre se valeram, em nenumha operação da ONU os EUA estiveram submetidos à qualquer país uam vez que não precisam.
      embora obma tenha reafirmado querer trabalhar em parceria com os Brasileiros e de que as forças americanas estão a disposição do presidente Haitiano segundo relatou a BBC.

      o contingente americano e o aparato deslocado por eles é gigante de forma que não há quem possa coordená-los senão eles mesmos. memso que quisesse o Brasil ou outro país qualqur não teria condições humanas nem técnicas de querer coordená-los, a ajuda chegará ns apróximas semanas, mas é agora o período crítico e pportanto nãos e pode perder tempo com picuinhas, reforço nem os europeus unidos teriam capacidade de coordená-los.
      a situação lá é tal que a própria ONU autoridade máxima, perdeu possivelmente 156 de seus 250 funcionários, inclusive os seus 2 mais altos comissários e secretários, entre les um brasileiro.de forma que nem ela poderia controlar o caos.

      As tropas brasileiras iniciaram o processo de patrulha e enterro dos corpos considerados excenciais pois o risco d eepidemias e proliferação d eviolência é grande dao ao desepero e fome. os militares estão tarbalhando atuantes no socorro das vítimas.

      Acho que não se pode dizer que o país não estava preparado, pois ao contrário esteve e respondeu exemplarmente na missão considerada a mais bem sucedida de toda a história, 2 anos após o fim do conflito, o país teve eleições livres e sem incidentes graves, algo nunca constatado antes em outra operação, o que surpreendeu até mesmo a ONU.

      A BBC entrou para cobrir a matéria da eleição livre e sem incidentes na Cité du solei e falou muito bem do que viu lá, pois 1 ano antes, os soldados brasileiros e uruguaios foram recebidos a bala e granadas.

      Quanto ao uso da operação como forma de se chegar ao conselho de segurança.
      o Brasil não é o único a querer isto, mas é o que tem se desprendido mais e se sacrificado mais em prol da ONU na tentaiva de mostrar e convencer de que o merece, os outros nada fazem, apenas querem…

      concordo que hajam distorções e muitas coisas que precisam ser mudadas, e que é preciso crescer, uma delas é o poder de mobilidade global, para apoio a este tipo de catastrofes.
      porém ironicamente, as pessoas ( e não fao de sí ) que dizem que o Brasil não precisa de forças armadas para se defender nem se projetar, são as mesmas que agora acusam, condenam e atacam os militares e o governo por estes não disporem dos meios necessários para poder deslocar tropas, equipamentos, comida, água e pessoal para o local.
      ironicamente os demônios do norte e suas máquinas destrutivas (porta aviões nucleares) são os únicos quem podem socorrer esta sofrida população… ninguém pode fazê-los senão os militares e suas máquinas e quero ver quem defenda isto.

      Acredito que é preciso repensar as táticas para se chegar ao assento permanente do conselho da ONU, porém não descartá-lo ou ridicularizá-lo devido à problemas como estes nem tão pouco desacreditá-lo devido aos escorregões políticos internos, temos que pensar grande e agir grande, chega de mediocridades, quem se acha capaz deve se manifestar e agir e não apenas criticar é isso que eu penso a respeito…

      Temos obrigação de tornar este país o gigante que sempre se disse ser o do amanhã, e cabe a mim a vocês e atodos fazer isto.

      Reafirmo, a ajuda brasileira é superior a européia e isto diz muito, inclusive aos críticos da mídia brasieleira que sempre gostam de comparar, bem, com os EUA? ninguém se compara a eles e por estarem perto do local e terem entre 40 45 000 cidadãos cidadãos na ilha estes mobilizarão o seu aparato.

      Um grande abraço
      e obrigado pela participação
      E.M.Pinto

  2. Evidente que estamos lamentando a catástrofe que ceifou muitas vidas.
    O comentário abaixo é de caráter e reflexão estritamente político.

    Para os que ainda não conseguiam ver, talvez, agora seja possível com a catástrofe perceber que o Haiti não pode (nem poderia) ser motivo de acesso ao conselho de segurança da ONU.

    O irônico disto é justamente o fato dele (o problema haitiano) ter saído para uma esfera para a qual não estamos aptos a mantermos sós.

    Na hora determinante os EUA é que têm os meios necessários para enfrentar algo desta amplitude.

    Querer assentar-se antes de se estar preparado é lastimável. E um papel do qual o Brasil poderia ser poupado, pois não dignifica suas cores.

    Parece mesmo sermos a república das bananas.

    • Salve Mausher e Bomfim.
      Obrigado pela contribuição.
      Ao meu ver, e isto é sujeito a contestação como óbvio (e requer o manifesto dos demais participantes) discordo de alguns pontos levantados.
      Acho que não podemos confundir as cosias.
      A missão das FA brasileiras no Haiti, foi a de comandar o processo de pacificação e reconstrução pós guerra.
      algo que não precisa ser reafirmado é motivo de louvor e orgulho, uma vez que a ONU já declarou ser a missão mais pacífica de suas operações, motivo pelo qual o Brasi foi renovado por 5 vezes no comando.

      Obama em seu discurso exalta este brilhante trabalho dos miltares brasileiros e em seu discurso. diz, “vamos tarbalhar em parceria com os brasileiros pois tem efetuado um excelente trabalho e conhecem as reais necessidades do terrento”.
      é óbvio que existem limitações, porém só para destacar, o Brasil foi o primeiro país a responder ao apelo de socorro.
      a ajuda emitida pelo Brasil supera a econômica e militar enviada pela Europa 27 nações.
      portanto apesar de nossas limitações o Brasil tem demonstrado ser um gigante perante aqueles que teriam por obrigação o ser.

      Não se podia prever uma catástrofe destas, a força de paz não foi feita para prever armagedons, e ao contrário do que o colega Bomfim afirmou, o Brasil continua no comando da operação, obviamente, porém com limitações uma vez que as instalações da onu. policia e o próprio comando foram abalados no terremoto.
      Os EUA operarão de forma independente, mas isto é uma prerrogativa da qual os EUA sempre se valeram, em nenumha operação da ONU os EUA estiveram submetidos à qualquer país uam vez que não precisam.
      embora obma tenha reafirmado querer trabalhar em parceria com os Brasileiros e de que as forças americanas estão a disposição do presidente Haitiano segundo relatou a BBC.

      o contingente americano e o aparato deslocado por eles é gigante de forma que não há quem possa coordená-los senão eles mesmos. memso que quisesse o Brasil ou outro país qualqur não teria condições humanas nem técnicas de querer coordená-los, a ajuda chegará ns apróximas semanas, mas é agora o período crítico e pportanto nãos e pode perder tempo com picuinhas, reforço nem os europeus unidos teriam capacidade de coordená-los.
      a situação lá é tal que a própria ONU autoridade máxima, perdeu possivelmente 156 de seus 250 funcionários, inclusive os seus 2 mais altos comissários e secretários, entre les um brasileiro.de forma que nem ela poderia controlar o caos.

      As tropas brasileiras iniciaram o processo de patrulha e enterro dos corpos considerados excenciais pois o risco d eepidemias e proliferação d eviolência é grande dao ao desepero e fome. os militares estão tarbalhando atuantes no socorro das vítimas.

      Acho que não se pode dizer que o país não estava preparado, pois ao contrário esteve e respondeu exemplarmente na missão considerada a mais bem sucedida de toda a história, 2 anos após o fim do conflito, o país teve eleições livres e sem incidentes graves, algo nunca constatado antes em outra operação, o que surpreendeu até mesmo a ONU.

      A BBC entrou para cobrir a matéria da eleição livre e sem incidentes na Cité du solei e falou muito bem do que viu lá, pois 1 ano antes, os soldados brasileiros e uruguaios foram recebidos a bala e granadas.

      Quanto ao uso da operação como forma de se chegar ao conselho de segurança.
      o Brasil não é o único a querer isto, mas é o que tem se desprendido mais e se sacrificado mais em prol da ONU na tentaiva de mostrar e convencer de que o merece, os outros nada fazem, apenas querem…

      concordo que hajam distorções e muitas coisas que precisam ser mudadas, e que é preciso crescer, uma delas é o poder de mobilidade global, para apoio a este tipo de catastrofes.
      porém ironicamente, as pessoas ( e não fao de sí ) que dizem que o Brasil não precisa de forças armadas para se defender nem se projetar, são as mesmas que agora acusam, condenam e atacam os militares e o governo por estes não disporem dos meios necessários para poder deslocar tropas, equipamentos, comida, água e pessoal para o local.
      ironicamente os demônios do norte e suas máquinas destrutivas (porta aviões nucleares) são os únicos quem podem socorrer esta sofrida população… ninguém pode fazê-los senão os militares e suas máquinas e quero ver quem defenda isto.

      Acredito que é preciso repensar as táticas para se chegar ao assento permanente do conselho da ONU, porém não descartá-lo ou ridicularizá-lo devido à problemas como estes nem tão pouco desacreditá-lo devido aos escorregões políticos internos, temos que pensar grande e agir grande, chega de mediocridades, quem se acha capaz deve se manifestar e agir e não apenas criticar é isso que eu penso a respeito…

      Temos obrigação de tornar este país o gigante que sempre se disse ser o do amanhã, e cabe a mim a vocês e atodos fazer isto.

      Reafirmo, a ajuda brasileira é superior a européia e isto diz muito, inclusive aos críticos da mídia brasieleira que sempre gostam de comparar, bem, com os EUA? ninguém se compara a eles e por estarem perto do local e terem entre 40 45 000 cidadãos cidadãos na ilha estes mobilizarão o seu aparato.

      Um grande abraço
      e obrigado pela participação
      E.M.Pinto

  3. Evidente que estamos lamentando a catástrofe que ceifou muitas vidas.
    O comentário abaixo é de caráter e reflexão estritamente político.

    Para os que ainda não conseguiam ver, talvez, agora seja possível com a catástrofe perceber que o Haiti não pode (nem poderia) ser motivo de acesso ao conselho de segurança da ONU.

    O irônico disto é justamente o fato dele (o problema haitiano) ter saído para uma esfera para a qual não estamos aptos a mantermos sós.

    Na hora determinante os EUA é que têm os meios necessários para enfrentar algo desta amplitude.

    Querer assentar-se antes de se estar preparado é lastimável. E um papel do qual o Brasil poderia ser poupado, pois não dignifica suas cores.

    Parece mesmo sermos a república das bananas.

    • Salve Mausher e Bomfim.
      Obrigado pela contribuição.
      Ao meu ver, e isto é sujeito a contestação como óbvio (e requer o manifesto dos demais participantes) discordo de alguns pontos levantados.
      Acho que não podemos confundir as cosias.
      A missão das FA brasileiras no Haiti, foi a de comandar o processo de pacificação e reconstrução pós guerra.
      algo que não precisa ser reafirmado é motivo de louvor e orgulho, uma vez que a ONU já declarou ser a missão mais pacífica de suas operações, motivo pelo qual o Brasi foi renovado por 5 vezes no comando.

      Obama em seu discurso exalta este brilhante trabalho dos miltares brasileiros e em seu discurso. diz, “vamos tarbalhar em parceria com os brasileiros pois tem efetuado um excelente trabalho e conhecem as reais necessidades do terrento”.
      é óbvio que existem limitações, porém só para destacar, o Brasil foi o primeiro país a responder ao apelo de socorro.
      a ajuda emitida pelo Brasil supera a econômica e militar enviada pela Europa 27 nações.
      portanto apesar de nossas limitações o Brasil tem demonstrado ser um gigante perante aqueles que teriam por obrigação o ser.

      Não se podia prever uma catástrofe destas, a força de paz não foi feita para prever armagedons, e ao contrário do que o colega Bomfim afirmou, o Brasil continua no comando da operação, obviamente, porém com limitações uma vez que as instalações da onu. policia e o próprio comando foram abalados no terremoto.
      Os EUA operarão de forma independente, mas isto é uma prerrogativa da qual os EUA sempre se valeram, em nenumha operação da ONU os EUA estiveram submetidos à qualquer país uam vez que não precisam.
      embora obma tenha reafirmado querer trabalhar em parceria com os Brasileiros e de que as forças americanas estão a disposição do presidente Haitiano segundo relatou a BBC.

      o contingente americano e o aparato deslocado por eles é gigante de forma que não há quem possa coordená-los senão eles mesmos. memso que quisesse o Brasil ou outro país qualqur não teria condições humanas nem técnicas de querer coordená-los, a ajuda chegará ns apróximas semanas, mas é agora o período crítico e pportanto nãos e pode perder tempo com picuinhas, reforço nem os europeus unidos teriam capacidade de coordená-los.
      a situação lá é tal que a própria ONU autoridade máxima, perdeu possivelmente 156 de seus 250 funcionários, inclusive os seus 2 mais altos comissários e secretários, entre les um brasileiro.de forma que nem ela poderia controlar o caos.

      As tropas brasileiras iniciaram o processo de patrulha e enterro dos corpos considerados excenciais pois o risco d eepidemias e proliferação d eviolência é grande dao ao desepero e fome. os militares estão tarbalhando atuantes no socorro das vítimas.

      Acho que não se pode dizer que o país não estava preparado, pois ao contrário esteve e respondeu exemplarmente na missão considerada a mais bem sucedida de toda a história, 2 anos após o fim do conflito, o país teve eleições livres e sem incidentes graves, algo nunca constatado antes em outra operação, o que surpreendeu até mesmo a ONU.

      A BBC entrou para cobrir a matéria da eleição livre e sem incidentes na Cité du solei e falou muito bem do que viu lá, pois 1 ano antes, os soldados brasileiros e uruguaios foram recebidos a bala e granadas.

      Quanto ao uso da operação como forma de se chegar ao conselho de segurança.
      o Brasil não é o único a querer isto, mas é o que tem se desprendido mais e se sacrificado mais em prol da ONU na tentaiva de mostrar e convencer de que o merece, os outros nada fazem, apenas querem…

      concordo que hajam distorções e muitas coisas que precisam ser mudadas, e que é preciso crescer, uma delas é o poder de mobilidade global, para apoio a este tipo de catastrofes.
      porém ironicamente, as pessoas ( e não fao de sí ) que dizem que o Brasil não precisa de forças armadas para se defender nem se projetar, são as mesmas que agora acusam, condenam e atacam os militares e o governo por estes não disporem dos meios necessários para poder deslocar tropas, equipamentos, comida, água e pessoal para o local.
      ironicamente os demônios do norte e suas máquinas destrutivas (porta aviões nucleares) são os únicos quem podem socorrer esta sofrida população… ninguém pode fazê-los senão os militares e suas máquinas e quero ver quem defenda isto.

      Acredito que é preciso repensar as táticas para se chegar ao assento permanente do conselho da ONU, porém não descartá-lo ou ridicularizá-lo devido à problemas como estes nem tão pouco desacreditá-lo devido aos escorregões políticos internos, temos que pensar grande e agir grande, chega de mediocridades, quem se acha capaz deve se manifestar e agir e não apenas criticar é isso que eu penso a respeito…

      Temos obrigação de tornar este país o gigante que sempre se disse ser o do amanhã, e cabe a mim a vocês e atodos fazer isto.

      Reafirmo, a ajuda brasileira é superior a européia e isto diz muito, inclusive aos críticos da mídia brasieleira que sempre gostam de comparar, bem, com os EUA? ninguém se compara a eles e por estarem perto do local e terem entre 40 45 000 cidadãos cidadãos na ilha estes mobilizarão o seu aparato.

      Um grande abraço
      e obrigado pela participação
      E.M.Pinto

  4. Cadê a liderança militar do Brasil no Haiti? As equipes de ajuda estão chegando e não encontram nenhuma orientação e o que fazer. Acho que os chefes militares já deveriam tomar as redias do problema e organizar as coisas. Os americanos vão fazer isso rapidinho.

  5. Cadê a liderança militar do Brasil no Haiti? As equipes de ajuda estão chegando e não encontram nenhuma orientação e o que fazer. Acho que os chefes militares já deveriam tomar as redias do problema e organizar as coisas. Os americanos vão fazer isso rapidinho.

  6. Cadê a liderança militar do Brasil no Haiti? As equipes de ajuda estão chegando e não encontram nenhuma orientação e o que fazer. Acho que os chefes militares já deveriam tomar as redias do problema e organizar as coisas. Os americanos vão fazer isso rapidinho.

  7. Primeiramente eu é que agradeço a própria presença do editor do blog em resposta aos comentários e a citação, nominal, à minha pessoa.

    Gostaria de fazer-me mais claro, de forma pontual, para que não pairem dúvidas a respeito do caráter de meu comentário e própria pessoa.

    1º – Sou cidadão brasileiro e amo meu País.

    2º – Meu comentário era de cunho estritamente POLÍTICO. E gostaria de reafirmar que não faço parte dos que defendem a “desnecessidade” de se ter forças armadas devidamente: EQUIPADAS E ATUANTES. Muito ao contrário!

    (Logo, desnecessário dizer, que meu comentário não era uma crítica a estas.)

    3º – Por ter sido o comentário de cunho Político em nenhum momento eu confundi o caráter da missão Haiti, desempenhado com louvor (como bem citado pelo caro editor) por elas. Ao contrário! Justo por não possuírem os recursos à altura (recursos materiais, já que humano nos sobra) é que nos surpreendemos com sua excelente atuação.

    4º – O que eu tracei foi uma opinião contrária, isto sim, aos que julgam servir de suficiente MOTIVO o desempenho diante desta (missão Haiti) para requerer-se um assentamento junto ao Conselho permanente da ONU.

    Isto sim, na minha opinião é claro, UMA GRANDE CONFUSÃO de propósitos e de visão.

    Eu finalizaria aqui. Mas após ler toda a participação do caro editor do blog, que se dignificou em responder e participar dos comentários, gostaria de aproveitar para tecer alguns apontamentos em minha próxima participação, para não estender muito este meu comentário.

    Sinceramente agradeço ao editor e aos demais.
    Até a próxima,

    Mausher

    • Caro Mausher.
      Muito obrigado novamente pela participação e pela elucidação.
      confesso que na minha primeira intervenção não havia ficado claro sua opinião, embora tivesse primeiramente discordado, agora confesso entender e concordar com seu ponto de vista.
      Sim tens toda a razão, esta missão em sí só, não é suficiente para o tão almejado assento e até mesmo para uma divulgação positiva do Brasil no exterior, é preciso muito esforço e trabalho.
      Por favor, fique a vontade para críticas sugestões e participações, o blog está aberto a todas as opiniões e discussões. obrigado pela contribuição
      cumprimentos
      E.M.Pinto

  8. Primeiramente eu é que agradeço a própria presença do editor do blog em resposta aos comentários e a citação, nominal, à minha pessoa.

    Gostaria de fazer-me mais claro, de forma pontual, para que não pairem dúvidas a respeito do caráter de meu comentário e própria pessoa.

    1º – Sou cidadão brasileiro e amo meu País.

    2º – Meu comentário era de cunho estritamente POLÍTICO. E gostaria de reafirmar que não faço parte dos que defendem a “desnecessidade” de se ter forças armadas devidamente: EQUIPADAS E ATUANTES. Muito ao contrário!

    (Logo, desnecessário dizer, que meu comentário não era uma crítica a estas.)

    3º – Por ter sido o comentário de cunho Político em nenhum momento eu confundi o caráter da missão Haiti, desempenhado com louvor (como bem citado pelo caro editor) por elas. Ao contrário! Justo por não possuírem os recursos à altura (recursos materiais, já que humano nos sobra) é que nos surpreendemos com sua excelente atuação.

    4º – O que eu tracei foi uma opinião contrária, isto sim, aos que julgam servir de suficiente MOTIVO o desempenho diante desta (missão Haiti) para requerer-se um assentamento junto ao Conselho permanente da ONU.

    Isto sim, na minha opinião é claro, UMA GRANDE CONFUSÃO de propósitos e de visão.

    Eu finalizaria aqui. Mas após ler toda a participação do caro editor do blog, que se dignificou em responder e participar dos comentários, gostaria de aproveitar para tecer alguns apontamentos em minha próxima participação, para não estender muito este meu comentário.

    Sinceramente agradeço ao editor e aos demais.
    Até a próxima,

    Mausher

    • Caro Mausher.
      Muito obrigado novamente pela participação e pela elucidação.
      confesso que na minha primeira intervenção não havia ficado claro sua opinião, embora tivesse primeiramente discordado, agora confesso entender e concordar com seu ponto de vista.
      Sim tens toda a razão, esta missão em sí só, não é suficiente para o tão almejado assento e até mesmo para uma divulgação positiva do Brasil no exterior, é preciso muito esforço e trabalho.
      Por favor, fique a vontade para críticas sugestões e participações, o blog está aberto a todas as opiniões e discussões. obrigado pela contribuição
      cumprimentos
      E.M.Pinto

  9. Primeiramente eu é que agradeço a própria presença do editor do blog em resposta aos comentários e a citação, nominal, à minha pessoa.

    Gostaria de fazer-me mais claro, de forma pontual, para que não pairem dúvidas a respeito do caráter de meu comentário e própria pessoa.

    1º – Sou cidadão brasileiro e amo meu País.

    2º – Meu comentário era de cunho estritamente POLÍTICO. E gostaria de reafirmar que não faço parte dos que defendem a “desnecessidade” de se ter forças armadas devidamente: EQUIPADAS E ATUANTES. Muito ao contrário!

    (Logo, desnecessário dizer, que meu comentário não era uma crítica a estas.)

    3º – Por ter sido o comentário de cunho Político em nenhum momento eu confundi o caráter da missão Haiti, desempenhado com louvor (como bem citado pelo caro editor) por elas. Ao contrário! Justo por não possuírem os recursos à altura (recursos materiais, já que humano nos sobra) é que nos surpreendemos com sua excelente atuação.

    4º – O que eu tracei foi uma opinião contrária, isto sim, aos que julgam servir de suficiente MOTIVO o desempenho diante desta (missão Haiti) para requerer-se um assentamento junto ao Conselho permanente da ONU.

    Isto sim, na minha opinião é claro, UMA GRANDE CONFUSÃO de propósitos e de visão.

    Eu finalizaria aqui. Mas após ler toda a participação do caro editor do blog, que se dignificou em responder e participar dos comentários, gostaria de aproveitar para tecer alguns apontamentos em minha próxima participação, para não estender muito este meu comentário.

    Sinceramente agradeço ao editor e aos demais.
    Até a próxima,

    Mausher

    • Caro Mausher.
      Muito obrigado novamente pela participação e pela elucidação.
      confesso que na minha primeira intervenção não havia ficado claro sua opinião, embora tivesse primeiramente discordado, agora confesso entender e concordar com seu ponto de vista.
      Sim tens toda a razão, esta missão em sí só, não é suficiente para o tão almejado assento e até mesmo para uma divulgação positiva do Brasil no exterior, é preciso muito esforço e trabalho.
      Por favor, fique a vontade para críticas sugestões e participações, o blog está aberto a todas as opiniões e discussões. obrigado pela contribuição
      cumprimentos
      E.M.Pinto

Comentários não permitidos.