O AirMule (anteriormente MULE), veículo monomotor, e Sistema Aéreo Não-Tripulado, de decolagens e pousos verticais (VTOL), para transporte de carga e evacuação médica que está sendo desenvolvido pela Urban Aeronautics completou com sucesso sua primeira fase de testes de voo.
Essa fase consistiu de voos pairados amarrados, com o sistema de controle Fly-By-Wire fornecendo a necessária auto-estabilização nos três eixos rotacionais do veículo (Guinada (yaw), rolagem (roll) e arfagem (pitch)).
A Urban informou que os voos pairados amarrados, a cerca de 60 centímetros do solo, mostraram a habilidade de estabilização do veículo nos três eixos usando um controle inercial auxiliado por GPS e dois altímetros a laser. A próxima fase dos voos de testes serão sem cabos auxiliares e incluirão estabilizadores vertical e horizontal.
O AirMule é equipado com uma turbina de 730 shp Turbomeca Arriel I com dutos dianteiros e traseiros com rotores ligados num eixo. A Urban informa que os testes iniciais mostraram que o sistema de ventoinha usado para rolagem e guinada irão, com melhorias planejadas, permitir a produção do veículo para voar pairado com precisão mesmo com rajadas de vento de 50 kts.
A Força de Defesa de Israel demonstrou interesse no AirMule como aeronave não tripulada para evacuação médica com a habilidade de operar em meios urbanos devido aos rotores serem protegidos com uma carenagem.
Fonte: Urban Aeronautics – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok
2 Comments