Coordenação se reúne por 2h30 com Lula e deixa local sem falar com a imprensa

Chamo a atenção para a seção em destaque na matéria do IG, último segundo postada à pouco.

Poderemos ter novidades e se confirmadas estas prioridades, supor que, em algumas semanas muitos brasileiros estarão tristes e desapontados, claro, aqueles que pregaram e torceram pelo fim do programa FX-2.

E.M.Pinto

Durou cerca de duas horas e meia a reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o grupo de coordenação política, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória do governo federal. Na saída, ninguém falou com a imprensa.

Participaram da reunião, Dilma Rousseff (ministra da Casa Civil), Luis Dulci (Secretaria Geral), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Nelson Machado (interino da Fazenda), além do vice-presidente José Alencar.

Lista de desafios

O presidente retornou nesta segunda-feira ao trabalho após 11 dias de descanso, com a tarefa discutir uma série de assuntos polêmicos. A lista de problemas que Lula tem para resolver vai desde a decisão sobre a extradição do ex-ativista italiano Cesare Battisti até as definições sobre a compra dos caças, eventuais alterações Programa Nacional de Direitos Humanos e ainda liberação de recursos para os municípios atingidos pelas chuvas.

Em meio a tantos problemas, assessores de Lula afirmam que ele definiu prioridades. A primeira é liberar dinheiro para as vítimas das chuvas. Em seguida o presidente deve resolver os impasses envolvendo o Programa Nacional de Direitos Humanos e a compra de 36 caças para a renovação da frota aérea nacional do programa FX-2.

As divergências sobre rever pontos do Programa Nacional de Direitos Humanos, abrindo a possibilidade de punição a ex-torturadores, provocou a ameaça de renúncia coletiva do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e dos comandantes militares. Eles resistem às mudanças defendidas pelos ministros da Justiça, Tarso Genro, e da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi.

Há controvérsia em torno da compra dos caças, uma vez que Lula seria simpatizante dos aviões franceses, enquanto os militares defenderiam os suecos. O relatório sobre as propostas foi concluído pelo Comando da Aeronáutica.

O governo decidirá por uma das três concorrentes –  a sueca Saab, fabricante do modelo Gripen NG; a norte-americana Boeing, responsável pelo caça F-18 Super Hornet e o consórcio Rafale International, liderado pela francesa Dassault. O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, avisou que a decisão final será política e não apenas técnica. Lula decidirá sobre a compra dos aviões-caça em parceria com Jobim.

Até quarta-feira, Lula vai conversar com os governadores dos Estados atingidos pelas chuvas. No dia 13, tem reunião agendada com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB).

A ideia de Lula é liberar mais recursos para a Baixada Fluminense e a região de Angra dos Reis, no Rio. De  férias, o presidente conversou com Cabral e a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB). Por sua determinação, foi acelerado o apoio do Ministério da Integração Nacional aos dois estados.

Também nos próximos dias, Lula deve decidir sobre a extradição de Battisti. Antes de voltar a Brasília, o presidente disse que aguardava o envio dos autos do processo pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O ex-ativista teve a extradição aprovada pelo Supremo, mas cabe ao presidente a palavra final. O italiano é acusado de quatro homicídios, na década 70, quando participava do grupo Proletários Armados pelo Comunismo. Ele nega participação nos crimes.

Fonte: IG

10 Comentários

  1. PUTZ… UM ALMIRANTE NO BRASIL RECEBE 8.000. E VAO PAGAR 10.000 PRA ALGUEM Q COMPOS UMA MUSICA????? RIDICULO , GASTO DESNECESSARIO.

  2. NÃO ENTENDI ESTA PARTE DA NOTA:

    Poderemos ter novidades e se confirmadas estas prioridades, supor que, em algumas semanas muitos brasileiros estarão tristes e desapontados, claro, aqueles que pregaram e torceram pelo fim do programa FX-2.

    PODERIAM ME ELUCIDAR MELHOR ESTA PARTE???
    DESDE JÁ, AGRADEÇO…

    • Salve Piloto Virtual.

      Partindo das hipóteses plantadas pela mídia de que:
      – haveria uma confrontação FABx Governo pela decisão.
      – O governo adiaria o programa para ser decidido pelo próximo presidente.
      – O relatório teve de ser alterado pela fab memso quando esta já reafirmou que só houve e haverá 1 relatório e que este nunca escalonou ou escalonará preferidos.
      – O Governo quer o rafale e a FAB o Gripen.
      … Podemos supor o seguinte, está próxima sim, e muito em breve o público terá acesso ao polêmico relatório que tem rendido muitos posts e vendido muitos jornais por ai…
      daí poderemos de fato tirar as conclusões e saber da verdade, será que vai ser adiado? a FAB vai protestar pois teróricamente esta descontente embora em seus pronunciamentos não mencione isto, e sim amídia que se baseaia em conjunturas que são desmentidas em menos de 24 h?.
      daí quem apostou no fim, ou mesmo em todas as suposições anteriormente apresentadas terá que se explicar….
      Grande Abraço
      E.M.Pinto

  3. Joguem suas fichas senhores, este FX-2 ainda vai dar muito pano pra manga, acho que não é escondida a minha opinião pessoal pelo caça Francês, porém se o escolhido da força foi o Gripen, a hora é de pensar que quando compramos um avião, estamos tratando de um assunto de segurança nacional, e não de meio quilo de carne comprado em um açougue, o Gripen tem sim peças americanas e estas inegavelmente correm o risco de sofrer embargos, se a estratégia de defesa é a longo prazo, ter componentes americanos em nosso avião é praticamente loucura, o F-18 é praticamente uma carta fora do baralho pois estariamos nos amarrando ao Tio Sam, já o Rafale F3 considero o melhor das 3 aeromaves, porém seus custos de manutenção e hora de voo são praticamente proibitivos,cabe lembrar que o orçamento da FAB não atende a nenhum dos 3 concorrentes, sendo assim, ele teria de ser aumentado para colocar em operação qualquer uma das 3 aeronaves, mas já que a escolha esta gerando mal estar entre a presidência e a FAB creio que o resultado final terá 2 vencedores, e eles eu não preciso nem dizer quais são, por outro lado os americanos já nos ameaçaram ao embargo de peças para a Embraer, já imaginou se depois de comprados os Gripen eles façam o mesmo?, teríamos uma Força Aérea no chão,não critico o Gripen, pelo contrário é um ótimo avião, mais já que estaremos participando do projeto, cabe a nós retirar a maior parcela de partes americanas do avião possível, trocando-as por outros fornecedores, coisa que não é difícil, pois o avião ainda esta sendo projetado,agora, só nos resta esperar e saber definitivamente qual ou quais foram os escolhidos.
    Abraço.

  4. Caro amigo E.M Pinto, creio que o cancelamento não será a melhor decisão para por um fim a história, porém uma coisa sobre o relatório da FAB me deixou confuso, não foi noticiado em todos os meios de comunicação do país que o critério principal seria a transferência de tecnologia?, como um caça como o F-18 é colocado na frente do rafale já que praticamente não transfere tecnologia, mesmo o governo americano jurando que sim, algo de errado tem, não é possível que os americanos transfiram mais tecnologia que os franceses, já a FAB colocou o avião em 3° lugar apenas pelo preço, se o critério principal era A por que no relatório final o critério que realmente pesou foi B, pois ele ficou em último lugar devido ao preço.
    Abraço.

    • Salve Lucas.
      o meu ponto de vista é o seguinte. os 3 selecionados estão ai não é por acaso.
      e não importa quem saia vencedor, todos serão chamados para uma cooperção no futuro.
      A consulta e não concorrência levou a FAB e ao governo a avaliar os interesses tecnológicos e estratégicos de cada participante e a melhor forma de abrandar a derrota é fechar acordos em outras áreas com aqueles que saíram “perdedores”.
      O su-35 está fora mais o brasil acertou acordos nas áreas de satélites, foguetes e energia…
      por exemplo: Boeing nortrhop no ST, ou memso o KC-390.
      SAAB e associadas, eletrônica e sistemas embarcados , bem como estruturas e design, novos materiais…
      Dassalt- o mesmo, estruturas e design para futuros UAV.
      na minha humilde opinião não importa quem ganhe, estes 3 ai não sairão perdendo.
      um deles venderá o caça e o maior pacote.
      temos muitas carências tecnológicas e um projeto de um caça, bem como a TT prometida não dará conta de preencher todas as nossas necessidades, será necessário associar-se com os demais.
      agora, quem der mais, leva…
      na minha opinião alguns participantes não estão por ai pelo produto que estão oferecendo e sim, pelo bloco de TT que estão oferecendo. pense nisso…
      quanto a classificação,não acredito na tal classificação, sinceramente, já falei sobre isto.
      o Gripen (por exemplo) ganha em alguns quesitos, mas perde em outros, o mesmo serve para os demais. agora, fica fácil se eu quiser supervalorizar as qualidades de um e subvalorizar as dos demais e chegar onde eu quero, como foi relatado o relatório tem 30 mil páginas.
      Imagine, se em uma delas tivesse escrito o seguinte:
      “A FAb avaliou os caças e chegou a conclusão de que é necessário menos hornets no céu para cobrir a área de mais Rafales (por exemplo, não que isto seja verdade, só conjunturas) , mesmo que o custo operacinal individual do hornet seja superior, podemos afirmar que 2 hornets seriam mais caros do que 2 ou 4 Rafales e que por isso não compensaria adquiri-los? e se ainda, o relatório indicasse que não se pode fazer esta comparação com o Gripen, uma vez que o demonstrador incorporará novos avanços ainda por serem desenvolvidos”.
      Não seira uma desvantagem para o gripen, uma vez que a fab não poderia o avaliar de fato? comparando-o com os demais, ainda que os supostos avanços o tornassem superior?
      acho que tem muito blablabla infundado.
      a FAB Avaliou e duvido que haja um consenso mesmo dentro da comissão avaliadora.
      portanto prefiro esperar o desfecho e ter a certeza de daquilo que falo do que supor, pré-supor ou mesmo inventar conjunturas.
      Não acredito que a FAB desclassificou o SU-35 sem razões, bem como, se o F 18 ou os outros estão lá, é por alguma razão.
      as conspirações estão comendo soltas.
      Mas a verdade é que em breve saberemos onde está a verdade.
      e como tenho dito “ela está lá fora” rsrsrsr
      Grande abraço

  5. Temos de esperar pela decisão final, é lembrar q o país vai ganhar mt + com o acordo com os francos, subs nuclear, foguete lançador de satélite…etc, etc…Então vamos esperar pelo fim desta novela méxicana.

  6. E. M. Pinto, sem dúvida, essa classificação não convence a ninguém. Esse vazamento é falso.

    Mas oproblema é que isso “colou” e agora toda reportagem de jornal vem com essa premissa (falsa) como sendo verdadeira.

    Mas em breve a verdade aparecerá.

    abração

  7. Às vezes penso que nosso presidente pode estar tecendo uma bela tática. Coisa do domínio de grandes vendedores/compradores, jogadores, investidores e guerreiros. Vamos investir na idéia de que nossos “players” estejam trabalhando bem e intensamente. Logo mais, saberemos. Mas já coloquei o Rafale no meu desktop, apesar de torcer pelo Gripen. Acho que qualquer um dos três será um belo presente para a FAB. []s.

Comentários não permitidos.