OPINIÃO: MAC DONALD´S & AL QUAEDA

http://www.culturefreak.com/blog-cabin/archives/McQaeda.jpgAutor: Jorge da Cunha Lima

Desde Bush, pai, os Estados Unidos pretendem extirpar o terrorismo internacional a partir da ocupação militar dos territórios geradores de focos terroristas. Agora mesmo, o sensato presidente Obama, envia mais tropas para o Afeganistão. Contudo, o único atentado de risco mais recente foi praticado por um jovem rico, formado em engenharia e preparado para o ato terrorista no Iêmen. Queria explodir um avião. Não adiantou seu pai, banqueiro, informar a Embaixada Americana que seu filho era um perigo. Os Estados Unidos tem um rico serviço de inteligência, sem qualquer concatenação devido às ciumeiras políticas e burocráticas. Nenhum serviço comunica ao outro as suas descobertas.


Apesar de tantos gastos, creio que a Folha de São Paulo, descobriu a pólvora, comparando o terrorismo às franquias do MAC DONALD S. Há uma fonte geradora de ideologia e estratégia, provavelmente localizada no Afeganistão, mas a ação terrorista é desenvolvida em qualquer país que deseje instalar uma franquia, como o MAC DONALD´S. O varejo do terrorismo se espalha, com a mesma oferta de produtos da matriz. Não adianta mandar tropas para nenhum país. As filiais se propagam, porque há sempre um kamikaze disposto a desenvolver o negócio.
http://www.fastfoodweblog.nl/www/images/demonstration_-_muslim_protester_points_his_toy_gun_at_ronald_mcdonald.jpg

As organizações sociais avançadas também são assim, produzem ações isoladas, descoladas da responsabilidade direta de um chefe centralizador. Não tem estrutura formal, embora tenham uma hierarquia. Não se registram nas juntas comerciais como os vendedores de hambúrguer. Vivem do mito do produto. O próprio MST é assim. Não se acaba o movimento prendendo ou matando as lideranças; a idéia corre mais solta.


Com modéstia podemos dizer que os EUA não precisam gastar vidas nem dinheiro com invasões idiotas. Tem que avaliar o vírus, descobrir o terreno fértil, onde ele esteja, eliminar os focos e propor medicina preventiva. O melhor na ação da inteligência mundial, além de informações partilhadas, é produzir idéias novas. A batatinha do hambúrguer e o Macintosh foram duas idéias novas.

Fonte: Jorge da Cunha Lima IG

1 Comentário

  1. Creio que o autor deve se atualizar no que concerne aos EUA quererem extirpar o terrorismo international, principalmente quando ao Bush pai. Bush pai foi diretor da CIA por muitos anos e conhecia bem o terreno onde estava pisando, isto e: o Oriente Medio. Quando da invasao de Sadam ao Kwait, este solicitou ajuda dos Estados Unidos no que foi atendido. Apesar da pressionado pelos politicos mais chegados, a aproveitar e invadir o Iraque, ele se recusou justamente por conhecer bem aquela regiao. O filho Bush, e que por nunca haver saido do Texas, a nao ser para o Massachuchets em tempo de ferias, e que quebrou a cara pela guerra que dura ate hoje. Foi mais uma questao de vaidade do Bush filho, que os americanos estao pagando caro por apoiarem o dito cujo.

Comentários não permitidos.