Maior companhia aérea do Japão vai demitir 15 mil empregados

Tóquio – A maior companhia aérea japonesa, a Japan Airlines (JAL), cortará cerca de 15.600 empregos, 30% do elenco, para enfrentar suas dívidas, segundo a agência encarregada do plano de resgate divulgado hoje pela agência de notícias “Kyodo”.

O corte de empregos, superior ao previsto anteriormente, se completará antes de abril de 2013 e poderia ser anunciado na próxima semana pelo fundo de investimento paraestatal encarregado de salvar empresas em risco (Etic), responsável pelo plano de viabilidade d JAL.

Segundo as mesmas fontes, o Etic determinou que as obrigações e dívidas excedem os ativos da companhia aérea em 860 bilhões de ienes.

A grave situação na qual a companhia aérea se encontra a obrigará a se declarar em quebra, o que lhe permitirá dilatar ou evitar o pagamento de até 730 bilhões em dívidas.

Além disso, o Etic investirá outros 300 bilhões de ienes na companhia paraestatal.

O plano que reformará profundamente a que foi a maior companhia aérea asiática incluirá a substituição dos principais postos executivos, entre eles o do presidente.

O Etic estima que a perda operacional da JAL para quando finalizar o atual ano fiscal em março chegará aos 265,1 bilhões de ienes.

Fonte: Último Segundo