‘Hitler é bode expiatório’, diz Oliver Stone

O cineasta americano Oliver Stone disse, neste domingo, que o líder nazista Adolf Hitler foi um “bode expiatório fácil” ao longo da História.

As declarações de Stone foram feitas durante uma entrevista coletiva da Associação de Críticos de Televisão, em Pasadena, na Califórnia, onde foi exibido o trailer de sua mais nova obra: a minissérie The Secret History of America (“A História Secreta da América”, em tradução livre), que deve estrear nos Estados Unidos ainda neste ano.

Segundo ele, a minissérie vai mostrar como as corporações americanas se envolveram no financiamento do partido nazista alemão.

“Não podemos julgar as pessoas apenas como ‘más’ ou ‘boas’. (Hitler) é o produto de uma série de ações. É uma relação de causa e efeito. Muitos americanos não entendem a conexão entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais”, disse Stone. 

 Stalin

O cineasta, autor de filmes polêmicos como Wall Street – Poder e Cobiça (sobre o mundo dos investidores financeiros), JFK (sobre o ex-presidente John Kennedy) e W (sobre o ex-líder americano George W. Bush), também fez comentários sobre outra figuras controversas da época da Segunda Guerra Mundial e que estão retratadas em sua minissérie, como o então presidente soviético Josef Stálin.

“Não quero pintá-lo como herói, mas tento fazer uma representação mais factual dele. Ele lutou contra a máquina alemã mais do que qualquer outra pessoa”, afirmou.

Stone, que é ganhador de três Oscars (como diretor pelos filmes Nascido em 4 de Julho e Platoon, e como roteirista por O Expresso da Meia-Noite), disse esperar uma reação negativa a sua minissérie por parte dos políticos e das figuras mais conservadoras dos Estados Unidos.

The Secret History of America deve estrear no canal a cabo americano Showtime ainda neste ano.

Fonte: BBC Brasil