Relatório não foi alterado, diz Aeronáutica

http://www.civilandcorporate.co.uk/images/top-secret.jpg

Desmentindo a avalanche de notícias perniciosas de que a FAB estaria em desacordo e que faria “birrinha” mediante ao relatório a ser entregue ao presidente, e até mesmo, as desrespeitosas declarações de que o Comandante da Aeronáutica o  Brig Juniti Saito, teria Afinado e de qua assim a FAB teria sido obrigada a alterar o relatório de forma a facilitar e influenciar na decisão do presidente pelo caça Francês, foram agora desmentidas pela Folha de São Paulo.

Em nota o próprio jornal, em poucas linhas, bem menos dos que as utilizadas para noticiar o tal furo de reportagem, vazamento de informações e toda a intriga político-técnica, divulga a declaração da Força Aérea de que de fato nunca houve um segundo relatório conforme justificava a mídia em geral.

Sendo assim, a FAB nunca foi pressionada a apresentar um relatório que agradece ao presidente e lhe facilitasse a “sai justa” na decisão, o que só comprova o que viemos afirmando aqui desde o inicio da polêmica.

Nada de surpreendente num país acostumado a este tipo tratamento dos meios de informações especialmente em anos eleitorais, e em defesa de seus próprios interesse, como tal.

Fica o nosso registro de que ao contrário do que pensam estes pessoas, há no Brasil alguns brasileiros que por hábito costumam variar as suas fontes de informação, e por esta razão detectam as distorções e manipulações das mesmas.

Estamos atentos e ao lado da FAB e do Brasil, acreditamos que as empresas envolvidas e seus profissionais fizeram o seu melhor e agiram profissionalmente.

Estamos cientes de que a FAB fez o seu trabalho, nem preciso palavras para reafirmar isto, basta ler o que a SAAB disse sobre o programa.

“Esta é a concorrência para venda de aviões mais profissional e neutra da qual já participamos.”

O relatório, “único relatório” emitido pela FAB, será encaminhado para o presidente e este reunirá o conselho de defesa para assim dai tomar a decisão, boa sorte os 3 participantes e esperemos de todos, o cumprimento daquilo preestabelecido em suas propostas.

Dito isto, todos fizeram o que lhes era esperado, menos setores da  imprensa, que deixaram muito a desejar mais uma vez, mostrando infelizmente que a informação não é o seu objetivo primordial….

E.M.Pinto

Plano Brasil


Relatório não foi alterado, diz Aeronáutica

A Aeronáutica confirmou ontem que o seu comandante, Juniti Saito, formalizou na última quarta o envio do relatório do programa F-X2 para o ministro Nelson Jobim (Defesa), única autoridade civil a receber o material.

Segundo a Força, só existe uma versão do relatório, que foi elaborado pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate) e aprovado pelo Alto Comando da Força Aérea no dia 18 de dezembro.

Não houve recuo ou mudanças no texto, diz a FAB, que nega pressões políticas nesse sentido..

Fonte Folha de São Paulo Via NOTIMP

11 Comentários

  1. Se isso for verdade, então puna-se, exemplarmente a Folha e todas as empresas jornalisticas que prestam esses serviços de desinformação. Simplesmente dizer que foi desinformação, eh o mesmo que pedir desculpas depois de ter matado alguem. A FAB esta completamente desmoralizada, a sequencia dos fatos indicam que a FAB vazou informações sigilosas para esse jornaleco de São Paulo e ainda escolhe caças que não existem, alem de argumentar que esse caça eh mais barato se o mesmo nem se quer existir e ter apenas uma turbina que eh importada(que eh importada dos EUA), bem como as demais partes do avião, sujeitando o Brasil a embargos americanos e de outros paises. Isso, depois de 10 anos de estudos (periodo compreendido entre FX-1 e FX-2). Eh flagrante a superioridade do RAFALE francês em relação aos demais concorrentes em todos os quesitos. Francamente, a impressão que ficou, eh que a FAB esta interessada em tudo, menos na defesa do Pais. Para mim, quem cala concente e a FAB estah completamente desmoralizada!!!

  2. Nunca teve vazamento algum e esse relatório continua sigiloso como antes e, portanto, não se tem nada para ser alterado, como a imprensa inventou. Invenção braba mesmo.

    É a “fábrica de crise” fazendo hora-extra ano fim de ano…hehehe

    Somado a mais algumas coisas (contra-informação???) que eu desconfio, mas ainda não tenho como afirmar…enfim…

    abraços a todos

  3. Delegar responsabilidades por cada ato de cada um, já temos leis p isso, + sem tirar o direito a informação, sem censuras, sim , contra informação, foi, e quase q a msm pega , seria mt bem plantada, é gerou um certo desconforto a FAB ao MD e a presidência..sacanagem. O militares são corretos e hierarquizados.A nossa patria acima de tudo , + só abaixo de Deus (YHWH).

  4. E mesmo assim ainda tem gente que está falando em vazamento, assim fica difícil tocar concorrência com as pessoas torcendo contra.

    mas como diz o amigo “Segue o enterro.”, rsrs.

    abraços.

  5. Nada impede que nosso presidente tome uma decisão serena como administrador maior, pés no chão, atendendo às necessidades da FAB e da Embraer, observando custo/benefício e evitando os “cantos de sereia”. Tomara que não se revele um dislumbrado. Que Deus o ilumine e inspire. Afinal, serão 30 anos de ônus e bônus.

  6. Sem medo de ser feliz, que venham os RAFALES e que se consolide de uma vez por todas, a aliança estrategica Brasil/França, para a felicidade da esmagadora maioria do povo brasileiro e da America Latina e Africa, exceto para a conônia colombiana e EUA. A grande empreitada do governo brasileiro serah resgatar a auto estima da FAB, destruir o vira-latismo proh tio Sam em todos os segmentos das elites, fazer com sejam proh brasileiros, sem ser anti-americanos, assim, fazendo-a se identificar e se associar e contribuir aos ideais da esmagadora maioria do povo brasileiro, de uma nação independente e soberana, dona de sua Patria e destino, bem como feliz por desfrutar de uma sociedade mais justa e livre, apegada aos valores da moralidade e a etica e ideais democraticos, em conformidade com um sistema capitalista, voltado a eficientemente suprir as necessidades de consumo e crescimento populacional da nação brasileira. A escolha dos RAFALES eh,sem duvida, uma grande vitoria do povo brasileiro, queiram alguns ou não. A proxima etapa serah a eleição do candidato(a) do presidente Lula, aih sim, teremos um grande avanço para a nação brasileira,sem deixar de aperfeiçoar nosso sistema politico democratico, cohibindo a corrupção.
    Um abraço a todos do blog

  7. Opa!!! Correção : no texto anterior, onde se lê concente, leia-se consente; jah no texto mais recente, onde se lê cohibindo, leia-se coibindo. Desculpem por esses e outros eventuais erros hortograficos. Vou procurar melhorar, e como diz o colega Hornet, segue o enterro…rs…rs…

  8. Realmente eu duvido que esse relatorio tenha vazado… e o mais impressionante é que em um blog de defesa por aí todos os participantes estavam criticando a FAB.

  9. Caro Esdras, mas eh para criticar mesmo, ela não veio a publico negar ou contestar as informações divulgadas pela Folha, como prontamente fez a Marinha do Brasil, em diversas oportunidades, durante aquisição dos submarinos, casco do sub. nuclear e a contrução dos estaleiros. Alem disso, a propria FAB disse que o relatorio ainda não havia sido encaminhado ao Min. da Defesa, quando o vazamento ja era publico. Segue-se que, se o vazamento ja havia ocorrido e o documento estava sob sua guarda, o vazamento veio da propria FAB. Quanto ao caça preferido da FAB, como pode ela julgar superior, em sua analise tecnica e apontar (Gripen) como melhor em todos ou nos mais importantes quesitos, um caça que ainda nem se quer voou, não saiu do papel, não existe???? Muita agua tem que passar por debaixo da ponte, ateh que o mesmo possa ser produzido em serie e incorporado aos esquadrões da FAB, e isso, seguramente pode encarecer o custo desse caça e de hora/vôo. Alem disso, esse caça eh um monomotor, não poderia competir com dois bimotores, são coisas totalmente diferentes em que algumas vantagens apresentadas, como de custo das horas/vôo são pura ilusão, porque perde em outros quesitos importantissimos. Como se isso não bastasse, ha o problema do uso de componentes estrangeiros nesse caça, sua turbina eh fabricada por empresa americana, e outros componentes procedem de terceiros paises europeus. Isso, compromete a segurança nacional e comercialmente torna-se inviavel ao Brasil, uma vez que a produção e /ou comercialização do caça fica sujeito a veto pelos EUA. E o tempo, alem de dinheiro, eh segurança nacional, uma vez que precisamos desses caças para ontem e eles estão comprando os novos vetores ja fazem 10 anos e o caça preferido por ela nem saiu do papel!!!! Na verdade, a FAB não fez nem uma coisa, nem outra direito, sua missão na analise tecnico-operacional dos caças foi pessima, dando margem para suspeita de terem se tornado agentes dos lobbies da Boeing e da Saab, alem de ser usada como instrumento dos interesses geopoliticos americanos, uma vez que o caça RAFALE eh mais novo e considerado muito superior ao SH da Boeing, alem da certeza que os caças franceses, eventualmente serão livremente comercializados na America Latina – e muito provavelmente na Africa, pelo Brasil.
    Eu, sinceramente, meu caro Esdras, gostaria de acreditar que não houve vazamento de coisa nenhuma e que aquela informação do “ranking” dos caças pela FAB, tratava-se de uma noticia velha e que ja não era segredo, todavia, a sequencia dos fatos e a superioridade do caça francês eh flagrante em todos os quesitos, exceto pelo preço, um tanto mais alto, devido ao valor do euro, a qualidade e a quantidade de tecnologia sendo transferida para o Brasil, mas muito provavelmente sera o mesmo que o governo frances paga por eles para a Força Aerea Francesa. Na verdade, com os RAFALES, o espaço aereo do brasileiro estarah muito mais seguro e os interesses nacionais estarão muito melhores protegidos aqui e em todos os confins do mundo e por um bom tempo, não tenho a menor duvida disso !!!

  10. faço as minhas palavras a do editor. O grupo folha bem como outros que tem dominío do grupo marinho, só publicam materiais tendenciosas afim de “fazer as cabeças” de alguns leitores pouco informados.
    devemos ter mais atenção as informações que nos chegam e não fazer juizo precipitados.
    parabens ao plano brasil.

Comentários não permitidos.