Desmentindo a avalanche de notícias perniciosas de que a FAB estaria em desacordo e que faria “birrinha” mediante ao relatório a ser entregue ao presidente, e até mesmo, as desrespeitosas declarações de que o Comandante da Aeronáutica o Brig Juniti Saito, teria “Afinado“ e de qua assim a FAB teria sido obrigada a alterar o relatório de forma a facilitar e influenciar na decisão do presidente pelo caça Francês, foram agora desmentidas pela Folha de São Paulo.
Em nota o próprio jornal, em poucas linhas, bem menos dos que as utilizadas para noticiar o tal furo de reportagem, vazamento de informações e toda a intriga político-técnica, divulga a declaração da Força Aérea de que de fato nunca houve um segundo relatório conforme justificava a mídia em geral.
Sendo assim, a FAB nunca foi pressionada a apresentar um relatório que agradece ao presidente e lhe facilitasse a “sai justa” na decisão, o que só comprova o que viemos afirmando aqui desde o inicio da polêmica.
Nada de surpreendente num país acostumado a este tipo tratamento dos meios de informações especialmente em anos eleitorais, e em defesa de seus próprios interesse, como tal.
Fica o nosso registro de que ao contrário do que pensam estes pessoas, há no Brasil alguns brasileiros que por hábito costumam variar as suas fontes de informação, e por esta razão detectam as distorções e manipulações das mesmas.
Estamos atentos e ao lado da FAB e do Brasil, acreditamos que as empresas envolvidas e seus profissionais fizeram o seu melhor e agiram profissionalmente.
Estamos cientes de que a FAB fez o seu trabalho, nem preciso palavras para reafirmar isto, basta ler o que a SAAB disse sobre o programa.
“Esta é a concorrência para venda de aviões mais profissional e neutra da qual já participamos.”
O relatório, “único relatório” emitido pela FAB, será encaminhado para o presidente e este reunirá o conselho de defesa para assim dai tomar a decisão, boa sorte os 3 participantes e esperemos de todos, o cumprimento daquilo preestabelecido em suas propostas.
Dito isto, todos fizeram o que lhes era esperado, menos setores da imprensa, que deixaram muito a desejar mais uma vez, mostrando infelizmente que a informação não é o seu objetivo primordial….
E.M.Pinto
Plano Brasil
Relatório não foi alterado, diz Aeronáutica
A Aeronáutica confirmou ontem que o seu comandante, Juniti Saito, formalizou na última quarta o envio do relatório do programa F-X2 para o ministro Nelson Jobim (Defesa), única autoridade civil a receber o material.
Segundo a Força, só existe uma versão do relatório, que foi elaborado pela Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate) e aprovado pelo Alto Comando da Força Aérea no dia 18 de dezembro.
Não houve recuo ou mudanças no texto, diz a FAB, que nega pressões políticas nesse sentido..
11 Comments