Elbit faz demonstrações de VANTs no Chile e mercado latino-americano se mostra promissor

http://www.pilotopolicial.com.br/site/wp-content/uploads/2009/09/VANT-Malat-eitan01.jpg

A empresa israelense Elbit Systems realizou durante a segunda semana de dezembro uma ampla operação de demonstrações de sua linha de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) para as três Forças Armadas Chilenas e também para as forças policiais do país.

A companhia levou para Santiago alguns exemplares de VANTs de sua linha de produtos, cujo transporte foi realizado pelo cargueiro L-100 Hercules, fretado para a finalidade. Antes de chegar à capital chilena, o grupo de demonstrações da Elbit realizou uma escala na capital argentina, Buenos Aires, onde aconteceu uma breve apresentação dos VANTs israelenses para as autoridades militares e policiais locais.

Participaram dos ensaios no Chile cinco diferentes modelos produzidos pela empresa, entre eles o Hermes 450, o protótipo do novo Hermes 900 e o pequeno Skylark.

A Elbit e outros fabricantes internacionais de VANTs estão de olho na crescente demanda na América Latina. O Equador adquiriu no ano passado seis VANTs da IAI (Israel Aerospace Industries), sendo quatro Seacher II para operações táticas e dois Heron para missões estratégicas. Em 2009, um Heron 1 foi fornecido ao U.S. Southern Command para fazer parte do sistema de vigilância de combate ao tráfico de drogas na região de sua responsabilidade (neste caso a América Central e suas águas marítimas) e operar a partir da Base Aérea de Comalapa, em El Salvador (consta que mais uma aeronave do modelo deverá ser entregue à organização). Países latino-americanos como Argentina, Brasil, Colômbia, Venezuela, México e Peru também estão demonstrando especial interesse por este tipo de equipamento.

No Brasil, as primeiras unidades de VANTs começam a operar a partir do corrente ano. Em abril de 2009, o Ministério da Defesa solicitou informações a sete fornecedores e consórcios internacionais visando uma futura aquisição de veículos aéreos não tripulados para a Força Aérea Brasileira (FAB). Em novembro do ano passado, a Polícia Federal anunciou um investimento de R$ 345 milhões na implantação de sistemas de VANTs Heron TP fornecidos pela IAI (Israel Aerospace Industries), cuja dotação planejada será de 15 aparelhos destinados a vigiar, a partir do início deste ano, fronteiras, áreas de proteção ambiental e regiões de elevados índices de atividades ilícitas (favelas, entre outras).

A assessoria da Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) da cidade do Rio de Janeiro informou recentemente que está negociando com o Ministério da Justiça a compra de seis Skylark I da Elbit, cuja finalidade será desempenhar missões de vigilância e reconhecimento em diversas áreas da cidade já a partir de 2010.

Fonte: Tecnologia&Defesa

3 Comentários

  1. Eu sempre acho que equipamento vindo de Israel é uma boa… O negócio deles é dinheiro e eles vendem sem dó para quem quiser/puder pagar!

    Mas… desculpe o comentário “malicioso”… Depois de perder um “esquilo” o governo do rio vai querer colocar mais alvos para o tráfico fazer prática de artilharia anti-aérea?

  2. …porque o governo não investe no desenvolvimento de vants próprio ,para fortalecer a nossa industria ,pois o brasil tem um bom mercado interno …

    • Salve Jomado.
      Obrigado pela participação e pela observação.
      Referentemente aos UAV, sim o Brasil está desenvolvendo um projeto próprio.
      existe hoje no DCTA ( antigo CTA) o desenvolvimento por exemplo de um motor a jato de 3500 N.
      o aporte financeiro para o desenvolvimento também está garantido pelo menos até agora.
      o Brasil está sim a desenvolver a sua aeronave não tripulada própria.
      foara este programa do DCTA, há pelo menos 3 outros de empresas privadas como a avibras entre outras que estariam tarbalhando na mesma linha.
      esperemos que o governo se empenhe mais de forma a acelerar todos eles e daí saiam os frutos…
      Grande abraço e obrigadopela participação.
      E.M.Pinto

Comentários não permitidos.