Honduras inicia processo contra militares que expulsaram Zelaya

http://inapcache.boston.com/universal/site_graphics/blogs/bigpicture/hond_07_03/h25_19488209.jpg

TEGUCIGALPA – O Ministério Público de Honduras iniciou nesta quarta-feira um processo contra os principais militares que expulsaram do país o presidente deposto Manuel Zelaya durante o golpe de Estado que o tirou do poder no ano passado. A Junta de Comandantes das Forças Armadas do país, incluindo seu chefe, o general Romeo Vásquez, são sujeitos de um “requerimento fiscal” apresentado pela promotoria à Corte Suprema de Justiça sob acusação de abuso de autoridade e violação de direitos individuais, disse à Reuters a chefe dos promotores, Danelia Ferrera.

Zelaya foi deposto em um golpe militar em 28 de junho e expulso para a Costa Rica, apesar de a Constituição hondurenha proibir a expatriação.

O golpe aconteceu quando Zelaya tentava fazer um referendo que abriria caminho para sua reeleição presidencial, mas que havia sido proibido por um juiz.

O requerimento foi apresentado porque as leis de Honduras proíbem a expatriação de nacionais, e a ordem que os militares receberam foi de prendê-lo e apresentá-lo aos tribunais“, disse Ferrera por telefone.

Zelaya está abrigado na embaixada brasileira em Tegucigalpa desde que voltou clandestinamente a Honduras em setembro para tentar reassumir o poder. Centenas de soldados e policiais cercam a sede diplomática com ordem de prendê-lo.

O presidente de facto do país da América Central, Roberto Micheletti, quem assumiu o poder após a expulsão de Zelaya, disse que enviar o mandatário para fora do país foi um “erro” e que atuaria legalmente contra os responsáveis, apesar de ter defendido o golpe. O Ministério Público pediu a prisão preventiva dos altos militares.

O porta-voz das Forças Armadas, coronel Ramiro Archaga, disse à Reuters que os militares “se apresentarão à autoridade para responder sobre o requerimento e proceder à defesa como todo cidadão“.

(Reportagem de Gustavo Palencia)

Nota do Blog

Olha só no que vai dar a farra dos golpistas de Honduras, quem mandou expulsar o Presidente interino de Honduras (eleito por voto popular) foi o judiciário e o presidente Golpista Micheletti (que nunca teve o título reconhecido pela ONU ou OEA, diga-se passagem).

O presidente eleito Manuel Zelaya o qual eu confesso, desconhecia até a altura em que honduras resolveu reinaugurar os golpes na America Latina, foi deposto sobre a justificativa de que iria encaminhar ao senado um pedido de aprovação para um plebiscito o qual decidiria a modificação de uma constituinte, que por lei não pode ser modificada…

…onde estamos? Num país de onde as leis não podem evoluir, adaptar-se as novas realidades e conjunturas? imaginem se a moda fosse no Brasil? uma constituição inalterada de 1 século? impedida de ser alterada, bem este é um problema de Honduras… deixa para lá…

Porém o mesmo Micheletti defensor da lei e da justiça, assumiu o poder e  violou todas as resoluções das Nações Unidas e da OEA alegando que Zelaya era o usurpador (mesmo sendo ele eleito pelo povo de Honduras numa eleição democrática e não através de um golpe) que queria de fato mascarar uma reeleição (ainda que esta fosse a vontade popular ).

As tenativas de acordo forma inúmeras, mas curiosamente nenhuma delas chegou a ser cumprida, inclusive aquela que exigia que o presidente Golpista o Micheletti, deixasse o cargo na altura da eleição (coisa que ele se comprometeu e aceitou, assinou, mas nunca cumpriu) agora até os EUA querem enxotá-lo de lá e deram prazo até o dia 15.

Mas o mais curioso de tudo é que os militares é quem vão pagar o pato, aqueles que cumpriram com o dever e as ordens do estado (Pós Golpe= Judiciário+ Micheletti), isto mesmo, os Homens que apenas cumpriram as determinações das então autoridades (golpistas) é quem serão responsabilizados pela farra e fanfarra do senhor Micheletti e sua gangue… Meu palpite é que vai sobrar pra ele, até lá  Zelaya usufruirá da boa estadia e da boa hospitalidade da Embaixada do Brasil lque pro dias esteve sem luz, água e com direito a gás lacrimogênio enviados cordialmente pelo presidente golpista Roberto Micheletti par ao amigo de longa data,  lá em Tegucigalpa de onde veio esta matéria….

E.M.Pinto

Fonte: Último Segundo

4 Comentários

  1. “Mas o mais curioso de tudo é que os militares é quem vão pagar o pato”

    Mas aqui é que tem o problema central e que já conhecemos (vide 64, por exemplo).

    Os militares não devem fidelidade ao Estado, mas sim ao povo e à democracia (democracia não pode ser confundida nem com o Estado e nem muito menos com o capitalismo ou coisa que o valha). Existe uma diferença aqui. Aliás, várias.

    O Estado pode ser usurpado (vide Honduras e 1964). E quem com o usurpador fica, paga por isso depois.

    Quando um militar se coloca contra seu próprio povo (pegar bandido é coisa de polícia, não estou falando disso), contra seus con-cidadãos, é 100% certo que ele está agindo de forma arbitrária e fora da lei.

    Mas concordo que não deva ser apenas os militares que devam ser processados em Honduras. Pois tal como em 64 no Brasil, eram apenas testas de ferro.

    enfim…isso dá pano pra manga.

    abração

  2. Permita-me respeitosamente discordar da posição oficialista adotada pelo blog, a deposição de Mel Zelaya foi legítima, o que ocorreu foi excesso de execução. Correto o MP de Honduras em processar o agente estatal que se excedeu no cumprimento do mandado judicial. O tal Zelaya deveria era ter ido pra cana, o que aliás evitaria que o Brasil entrasse de cabeça na pantomima que foi o regresso deste celenterado a Honduras, e seu já sempiterno hospedamento na Embaixada Brasileira. Uma lástima. Vergonha eterna para o Itamaraty, os ossos do pobre Barão do Rio Branco devem estar dando pulos em sua tumba.

    Sds.

    • Salve Caps, no problem. o blog está aqui para isto, não sou o guru nem quero catequizá-los sobre minhas doutrinas e interpretações pessoais.
      o espaço aqui é para isto, seu ponto de vista é importante tal como o de todos e esta deve ser a regara aqui.
      concordo em partes com a sua posição especialmente quanto a intervenção do Itamaraty que na minha opinião não soube avaliar os riscos subsequêntes.
      esteja a vontade para criticar e expor suas opiniões, e isto é para todos o blog é para isto…
      Grande abraço
      E.M.Pinto

  3. ..eles tem ministerio público, mt bom; espero q processem tbm o presidente de fato e os que lhe deram sustentação..é se houver um país por trás dos golpistas, sabemos q exitia, tem de ser processado em sua justiça por interferência direta em outro país, denunciado a ONU ;isso e crime internacional, violação de soberania.

1 Trackback / Pingback

  1. Suprema Corte de Honduras aceita processo contra envolvidos em afastar Zelaya « PLANO BRASIL

Comentários não permitidos.