Ministro palestino pede a Amorim maior envolvimento do Brasil

http://4.bp.blogspot.com/_J9WU85iRdtM/SW9KQzPTSDI/AAAAAAAAGbk/RqZH9khdaF8/s400/Riad+al+Maliki.jpg

GENEBRA – O ministro de Assuntos Exteriores da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Riad Maliki, criticou nesta quarta-feira o trabalho do grupo de quatro negociadores para o Oriente Médio e pediu que outros países, “como o Brasil”, envolvam-se no processo.

Maliki se reuniu nesta quarta-feira em Genebra com o chanceler brasileiro, Celso Amorim, que reiterou a vontade do Brasil de apoiar de maneira concreta a paz no Oriente Médio e apresentar novas ideias para o avanço do processo.

“Se o Brasil e outros países quiserem participar, devemos facilitar isso em prol do processo de paz”, argumentou.

Segundo ele, os quatro negociadores (ONU, Estados Unidos, União Europeia e Rússia) formam um grupo que virou “refém de suas próprias limitações” e precisam ser renovados.

Amorim confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará a Israel, Jordânia e Cisjordânia no fim de março, mas não especificou a ordem das visitas.

Em um breve encontro com a imprensa após sua reunião com Amorim, Maliki falou sobre a vontade expressada nesta quarta-feira pelo movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, de dialogar diretamente com os EUA, que o considera um grupo terrorista.

De acordo com Maliki, a iniciativa “não terá eco algum” nos EUA nem em outros países.

“No momento em que (o Hamas) se incorporar à formalidade política e aderir aos princípios de direito a que todos aderimos, então nenhuma porta se fechará e ele não estará isolado”, disse.

Perguntado sobre se o Brasil estaria disposto a dialogar com o Hamas, Amorim indicou que, se isso fosse realmente útil, a possibilidade seria considerada.

“O Brasil acredita na força da razão e na necessidade de falar com os demais para convencê-los de nossas ideias”, comentou.

No entanto, lembrou que para que um eventual diálogo com o Hamas aconteça, o movimento islâmico teria de se incorporar à legalidade política.

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

Comentários não permitidos.