Guerra nos Céus: França propõe plataforma industrial ao Brasil se comprar caça “Rafale”

PARIS – O ministro da Defesa francês, Hervé Morin, minimizou nesta quarta-feira a importância das informações de que os militares brasileiros preferem o caça sueco “Gripen” ao francês “Rafale”, e disse que sua oferta inclui transferência tecnológica ao Brasil, que teria, assim, “uma plataforma industrial” para a América Latina.

A decisão do Brasil será política“, ressaltou Morin, em entrevista à rede de televisão francesa “BFM TV“, onde lembrou que a França estabeleceu “uma aliança estratégica com o Brasil“, que se traduziu na venda, no ano passado, de helicópteros militares e submarinos no valor de 4,5 bilhões de euros.

Assim, o ministro respondia a informações publicadas ontem na imprensa brasileira de que uma comissão técnica tinha comunicado ao Ministério da Defesa sua preferência pelo modelo de avião de combate sueco, frente às alternativas francesa ou americana.

Depois que a Força Aérea Brasileira (FAB) desmentiu ter entregue esse relatório técnico sobre a licitação para adquirir 36 caças, o ministro francês estimou que, neste assunto, “a imprensa brasileira não tem necessariamente a verdade“.

Perguntado sobre o preço do “Rafale“, que é considerado muito alto a respeito de seus concorrentes, Morin respondeu com uma interrogação retórica: “é possível comparar uma Ferrari, que é o ‘Rafale’, com um Volvo, que é o ‘Grippen’?”.

O ‘Rafale’ é um avião de missões múltiplas“, que já é uma realidade provada e utiliza “as tecnologias mais modernas“, disse o ministro francês.

Morin insistiu em que, com a venda do “Rafale“, se propõe uma transferência tecnológica que daria ao Brasil e à própria indústria francesa “uma plataforma industrial de primeiro plano para toda a América Latina“, onde seria possível comercializar este aparelho.

Também insistiu em que Suíça, que pretende renovar sua frota de aviões de combate, colocou “em primeiro lugar” o “Rafale“, na comparação técnica com seus concorrentes.

O ministro francês considerou normal que o Brasil não tenha anunciado ainda com que aparelho ficará, porque adquirir um avião de combate é adquirir um conjunto de sistema de armamento, ou seja, “uma decisão para 40 anos, na qual influeciam muitos parâmetros“.

Fonte: Último segundo

10 Comentários

  1. Olá E.M.Pinto,

    Sempre venho aqui ler as notícias do seu site. Queria parabenizá-lo
    pelo conteúdo e dedicação.

    Abraço

    Henrique

    • Salve Henrique.
      Obrigado pelo elogio e pela participação.
      Procuro fazer o melhor, e conto com participação e crítica dos leitores.
      fique a vontade para criticar ou sugerir, só assim poderemos melhorar…
      Bem vindo ao Plano brasil e um grande Abraço
      E.M.Pinto

  2. Rapaz, a comparação que o frances fez sobre ferraris e volvos beira a falta de educação, apesar de acho que é valida.
    abraço

    • Salve André
      Pois é, mas pode esperar que vai ter troco
      quero ver se a SAAB disser, ” Amigos, creio que a Ferrari é Italiana, e não francesa, portanto devemos comparar sim, o VOLVO com o seu Renaut Clio”…. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Já pensou????

  3. de tudo o que eu li até agora sobre essa maluquice do vazamento, a frase mais feliz que encontrei foi essa, do Morin: ““a imprensa brasileira não tem necessariamente a verdade“.

    perfeito.

    abraços a todos

    ps. E. M. Pinto, quero dar os parabéns pela cobertura bem feita e não “afetada” sobre essa reta final do FX2. É isso aí.

    • Obrigado Hornet.
      Não era a minha posição de outrora, porém diante de tanto blablabla infundado, resolvi ir para fronte…
      minha posição é mostrar os mais variados pontos de vista, mas para mim e creio que para qualquer que tenha senso crítico, fica latente quando uma matéria disvirtua-se do seu fim.
      enfim…
      Grande abraço
      e Brasil acima de tudo
      E.M.Pinto

  4. Essa parte de ” adquirir para 40 anos” me da até calafrios.

    Projeto zero depois do FX2 então, nada?? sò depois de 40 anos!!

    Valeu.

  5. ..é sr.Francoop, espero ter lido , o tempo necessário p o desenvolvimento p um genuíno caça BRASUCA , onde se le 40 anos…é obrigado por sua isenção sr.E.M.pinto, vc foi voz dissonante na “BOATARIA” de encomenda sobre os militares é sua preferência sobre o gripen NG..Valeu.

    • Salve Carlos, antes de mais nada, que estória é essa de senhor?
      francamente aposto ser mais novo que você por isso mantenha o respeito é E.M.Pinto…. rsrsrs
      veja bem, só queria esclarecer que, tenho um preferido por razões pessoais como qualquer um, no entanto não sou o especialista nem a pessoa destacada para avaliar os caças nem as propostas.
      meu papel é pura e simplesmente divulgar o assunto e quando acho que as informações não procedem, devo denunciar como qualquer um, obviamente posso e certamente já cometi equívocos em matérias anteriores ou opiniões pessoais, normal, somos humanos, entretanto, uma vez denunciado o equívoco tenho que ser humilde para reconhecê-lo e corrigí-lo, e o mais importante, não agir de mar fé…
      A FAB escolherá o avião e o governo tomará a decisão não eu nem a pressão que eu possa exercer sobre os leitores do Blog, mesmo que seja aquele do qual não goste, ele será o caça da FAB para o futuro, portanto…
      meu papel e o seu bem como o de todos é justamente procurar entender, aprender e intervir nestas horas…
      grande abraço e obrigado pela participação, você é o leitor mais participativo do site.

Comentários não permitidos.