Maquete do modelo proposto do AH-X da Korean Aerospace
A Administração do Programa de Aquisições de Defesa (DAPA) da Coreia do Sul está a favor do desenvolvimento de um helicóptero de ataque leve (LAH) a ser fabricado no país, dentro do programa atual KAH (Helicópteros de Ataque da Coreia), informaram fontes militares no domingo.
Ao mesmo tempo, a agência de defesa planeja a aquisição de helicópteros de ataque pesado de países estrangeiros, através do projeto AH-X.
Sobre a direção do Ministério de Defesa Nacional desde maio, a DAPA e os chefes de estado estão revendo os requerimentos operacionais do KAH, o qual originalmente era chamado de helicóptero de ataque médio-leve.
Ainda em estudo se o KAH poderia substiruir o programa AH-X. Alguns militares dizem que é possível a Coreia do Sul desenvolver e fabricar seus próprios helicópteros de ataque, com, assistência de uma fabricante estrangeiro. Mas por outro lado existem opiniões que um mix de helicópteros de ataque leve e pesado, operando os AHX e KAH, poderia aumentar a efetividade operacional.
Ambos os programas, AH-X e KAH, estão objetivando a substituição dos antigos helicópteros do exército coreano Hughes 500MD TOW e Bell AH-1S Cobra. Cerca de metade da frota de helicópteros 500MD TOW estão chegando no final da vida útil de 30 anos em 2013, e os helicópteros AH-1S que também estão em operação por mais de 16 anos.
O esforço do programa AH-X é para adquirir 36 helicópteros de ataque pesados, enquanto que o programa KAH fabricará cerca de 270 helicópteros numa fábrica local.
Um possível candidato para o programa KAH seria a plataforma do helicóptero utilitário leve AW109 fabricado pela AgustaWestland, um helicóptero fabricado em conjunto pelo Reino Unido e a Itália. A DAPA solicitou informações sobre o AW109 no ano passado.
A Eurocopter, a qual está co-desenvolvendo o Helicóptero Utilitário Coreano (KUH) com a Korea Aerospace Industries, está entrando na competição com o helicóptero EC145.
Para o AH-X, a AgustaWestland está oferecendo o helicóptero de ataque T-129, atualmente em desenvolvimento para o Exército da Turquia. Helicópteros remanufaturados AH-64D Apache Longbow dos EUA é outra plataforma candidata para o AH-X.
Korea Times – Tradução e Adaptação do Texto: Cavok
Eu fico com inveja., Africa do sul tem o seu hellis de ataque..só falta nós, BRASUCAS…VLS, caça,,,etc,etc,etc..até quando?