Irã afirma contar com Brasil para conseguir combustível

Nuclep

O governo iraniano afirmou ontem que o Brasil, o Japão e a Turquia estão dispostos a colaborar no suprimento de combustível nuclear caso as potências negociadoras se recusem a fornecê-lo, afirmou ontem o porta-voz da Chancelaria, Ramin Mehmanparast.

Em declarações à agência oficial de notícias Ilna, Mehmanparast disse que o Irã prepara novas medidas caso os países negociadores (EUA, Rússia, França, Reino Unido, Alemanha e China) se recusem a colaborar dentro do prazo de um mês, limite estabelecido anteontem por Teerã.

As potências ocidentais acusam o Irã de ocultar, dentro de seu programa nuclear civil, a intenção de desenvolver armas atômicas, acusação sempre negada por autoridades de Teerã.

Em novembro, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), da ONU, condenou Teerã pela construção de uma nova central nuclear. Naquela ocasião, o Brasil, que tem defendido o direito do Irã de desenvolver seu programa nuclear, se absteve de votar.

Fonte: CCOMSEX

2 Comentários

  1. China ainda acredita na diplomacia para resolver impasse no Irã

    France Presse — PEQUIM – O governo da China destacou nesta terça-feira (5/1) que a comunidade internacional ainda tem margem para esforços diplomáticos na questão nuclear iraniana e pediu a retomada das negociações o mais rápido possível.

    “Acreditamos que o diálogo e as negociações são o caminho adequado para solucionar o tema nuclear iraniano”, declarou o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Jiang Yu. “Ainda existe margem para esforços diplomáticos e esperamos que todas as partes adotem uma política pragmática e mais flexível para reativar os esforços diplomáticos, e para que as conversações sejam retomadas o mais rápido possível”, acrescentou.

    A declaração chinesa foi divulgada depois que o governo dos Estados Unidos afirmou que “a porta ainda está aberta” para que o Irã atenda as demandas do mundo na questão nuclear. Mas Washington também advertiu que conversa com os aliados a respeito dos próximos passos, que podem incluir sanções contra o Irã.

    Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/01/05/mundo,i=164544/CHINA+AINDA+ACREDITA+NA+DIPLOMACIA+PARA+RESOLVER+IMPASSE+NO+IRA.shtml

Comentários não permitidos.