Povo turco perde interesse em se juntar à União Europeia

EFE  —  O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, diz que o entusiasmo dos turcos pela União Europeia (UE) diminui devido à atitude de alguns líderes e países membros.

Em entrevista publicada hoje a revista mensal Kriter, especializada nas relações entre Turquia e a UE, Erdogan ressalta que o governo de Ancara mantém sem mudanças sua postura a favor da entrada do país na união, um objetivo estratégico que ele e seu Executivo estão decididos a alcançar. Erdogan afirmou:

– O processo de entrada na UE é o ponto que não muda na agenda de nossas reuniões semanais do Conselho de Ministros.

Ele advertiu, no entanto, que não basta o entusiasmo e a determinação para alcançar a meta da integração só da parte da Turquia.

– O mesmo entusiasmo deveria estar presente do outro lado da mesa. Mas, isso que foi definido como uma perda de entusiasmo na parte turca é consequência de atitudes de alguns países e líderes da UE.

Ele disse que declarações, atitudes e propagandas [não favoráveis à adesão de Ancara] tiveram repercussão na Turquia e quebraram a confiança no processo de integração na UE.

Neste contexto, Erdogan expressou sua satisfação pelas reações oficiais ao plebiscito contra os minaretes realizado recentemente na Suíça, mas ressaltou que o simples fato da consulta popular já abriu as portas a um processo perigoso.

– Os direitos e as liberdades fundamentais não podem ser violadas mediante um plebiscito. O plebiscito despertou preocupação não só entre os mais de 1,5 bilhão de muçulmanos, mas em um espaço geográfico mais amplo.

Sugestão: Konner

Fonte:  R7

1 Comentário

Comentários não permitidos.