Coreia do Sul quer construir “novo capítulo” nas relações Coreia do Norte

http://wetcasements.files.wordpress.com/2009/04/dprkwoman.jpg

EFE  —  O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, ressaltou nesta segunda (4) a necessidade de abrir um “novo capítulo” nas relações com a Coreia do Norte durante um discurso à nação transmitido pela televisão por ocasião do Ano Novo.

– Neste ano, precisamos abrir um novo capítulo nas relações entre Coreia do Sul e Coreia do Norte, disse Lee.

O presidente falou sobre a necessidade da criação de um organismo para manter um diálogo periódico entre as duas Coreias, cujas relações se deterioraram com a atual presidência sul-coreana, que assumiu em fevereiro de 2008.

Lee pediu para que a Coreia do Norte retome em breve o diálogo nuclear para seu desarmamento, paralisado desde dezembro de 2008, e manifestou seu desejo de que haja avanços significativos nesse processo.

– Espero que a Coreia do Norte abra seu coração de forma sincera e que se encaminhe para o diálogo e a cooperação, disse.

Ao mesmo tempo, o governante sul-coreano revelou seu projeto de impulsionar em 2010 a busca pelos corpos dos soldados de seu país que morreram durante a Guerra da Coreia (1950-1953) mediante o diálogo com Pyongyang.

O Governo da Coreia do Norte expressou no último dia 1º seu desejo de pôr fim às hostilidades com os Estados Unidos e de conseguir uma península Coreana livre de armas nucleares. Lee também declarou em seu discurso que a prioridade de seu Governo neste ano é recuperar da economia e criar postos de trabalho.

Por isso, o presidente se comprometeu a fazer esforços para dar fim, já na primeira metade do ano, às medidas econômicas emergenciais adotadas para enfrentar a crise global. Por fim, Lee disse que a Coreia do Sul tentará estreitar as relações com Japão e China com uma nova diplomacia destinada a melhorar os laços com outros países asiáticos.
Sugestão: Konner

Fonte:  R7