EH 101 Merlin problemas técnicos e custos elevados

http://ipt.olhares.com/data/big/304/3041789.jpgCustos de manutenção são calcanhar de Aquiles do modelo ” Cerca de  R$ 27.617.180,58 ”

Numa reportagem da emissora de televisão portuguesa SIC, a compra de doze helicópteros EH-101 para a força aérea portuguesa foi criticada e classificada de ruinosa. Segundo aquela fonte, a não assinatura de um contrato de manutenção, forçou o estado a gastar mais 11 milhões de Euros por ano para garantir a disponibilidade de pessoal do fabricante, que permita aumentar o grau de disponibilidade da frota.

Os problemas com a manutenção de helicópteros EH-101 não são em absoluto um problema exclusivamente português. A Dinamarca, um país com metade da população portuguesa, que comprou 14 helicópteros do mesmo tipo também teve problemas com a manutenção da frota.
A título de exemplo, no inicio de 2008 apenas 4 desses 14 helicópteros estavam operacionais e em condições de voar, ou seja, uma disponibilidade idêntica à portuguesa.

Os operadores da frota de helicópteros EH-101 queixam-se de que o tempo médio entre avarias aumentou muito para lá do previsto. Isto resultou numa diminuição da operacionalidade da frota.
Tal como em Portugal os problemas com a manutenção das aeronaves sucedem-se e a Dinamarca por exemplo, não tendo dimensão suficiente para dispor de uma unidade própria para a manutenção deste tipo de aeronave (num país pequeno isso seria ainda mais caro).
Não sendo viável criar estruturas próprias de manutenção, os operadores ficam dependentes do pessoal do fabricante, tendo que arcar com os custos inerentes à sua disponibilização.
A força aérea da Dinamarca teve mesmo que recorrer aos antigos helicópteros Sikorsky S-61 que era suposto serem substituídos, o que também aconteceu em Portugal, onde os velhos Puma, comprados para combater em África nos anos 70, voltaram a ser utilizados.


Nota do Blog.

Tenho reportado aqui inúmeras matérias dando conta de porblemas técnicos com o EH-101 e por conta disto recebido críticas de “especialistas” no assunto.

Muitos especialistas em defesa defendiam os Merlim como helicópteros ideais para a Marinha do Brasil, entretanto como podemos ver parece que os EH-101 seriam uma tremenda dor de cabeça para as nossas Forças Armadas. Além do seu elevado custo, a operacionalidade e seus problemas técnicos somados seriam um desastre para um país como o nosso que conta os parcos centavos do “investimento”  em defesa .

Sugestão e Colaboração: Konner

Leia também:

Um panorâma sobre os Helicópteros Britânicos

Reino Unido: mais 22 Chinook

Fonte:  Areamilitar

2 Comentários

  1. E tem gente que ainda acha que um avião de caça fica pronto desde o projeto até o primeiro voo em 4 anos, leia-se GRIPEN NG,para os amantes do Gripen, não estou dizendo que o avião é ruim, longe disto, apenas quero salientar que caso a FAB escolha o Gripen, ele não estará operacional antes de 2018, isto é fato, pois todos sabemos que um projeto desta envergadura sempre acarreta atrasos.
    Abraço.

Comentários não permitidos.