China defende instalação de base naval no golfo de Áden

http://www.china-defense-mashup.com/wp-content/uploads/2009/04/reviewsecne.jpg

China defende instalação de base naval no estrangeiro

A China precisa de uma base naval permanente no exterior para reabastecer seus navios e para ajudar no combate a piratas, especialmente no golfo de Áden, na Somália, afirmou o almirante chinês Yin Zhou em entrevista a uma rádio estatal.

A declaração ocorre poucos dias depois de a China ser obrigada a pagar a piratas somalis um resgate estimado em US$ 4 milhões para recuperar o navio De Xin Hai, que transportava carvão. O cargueiro havia sido capturado em outubro.

A entrevista de Yin foi lida como um movimento de Pequim para testar a recepção internacional à possibilidade de instalar uma base militar no exterior -não há nenhuma hoje. Enquanto a China ganha cada vez mais importância no cenário geopolítico, vizinhos na Ásia e potências mundiais monitoram de perto todas as iniciativas do país em matéria de defesa.

Creio que a petição é razoável e que os países estrangeiros entenderão a necessidade da China”, disse o almirante, chefe do centro de pesquisas da Força.

A China enviou à costa da Somália navios escolta neste ano, mas não atracou em nenhum porto por 124 dias. Segundo Yin, a ideia era não criar “suspeitas desnecessárias nos países ocidentais”.

Fonte: Folha de São Paulo via Blog do Vinna

1 Comentário

Comentários não permitidos.