Réplica do 14-Bis é exposta em museu de Portugal

Réplica do 14 Bis

Uma réplica da famosa aeronave de Santos Dumont foi ofertada ao Museu do Ar da Força Aérea Portuguesa (FAP). A cópia do 14 BIS foi construida por Alan Calassa, em Caldas Novas (GO) e adquirida pelo Museu TAM, do Brasil. A Força Aérea Brasileira (FAB) foi responsável por transportar a réplica até o novo museu, localizado na Base Aérea nr 1, na cidade de Sintra, próximo de Lisboa.

O lendário voo de Alberto Santos Dumont

A cerimônia, realizada em Portugal, contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, general Luís Araújo, de oficiais generais da FAP, de autoridades municipais e do diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro-do-Ar Márcio Bhering Cardoso, representando o Comando da FAB.

Esquema gráfico das vistas, Fonta e Lateral da Aeronave

O 14 BIS, ao lado do Demoiselle que já estava no lcoal, domina a entrada do Museu, conferindo destaque à história da aviação brasileira e mundial. Na ocasião, foram trocadas lembranças, tendo o Brasil ofertado prismas com o 14 BIS, livros e filmes sobre o inventor

Em contrapartida,os representantes brasileiros receberam um livro das aeronaves militares portuguesas e medalhões dos 100 anos da aviação em Portugal.

Fonte: Força Aérea Brasileira

3 Comentários

  1. é importante que os portugueses reconheçam Santos-Dumont como o primeiro homem a realmente voar num verdadeiro avião, ou seja, um veículo que levanta voo por seus próprios meios e não com a ajuda de um plano inclinado, catapulta, fortes ventos… Se Portugal reconhece os irmãos Wright como os primeiros a voar num avião — quando voaram mesmo é num planador com motores — , não mereciam receber essa réplica do 14-Bis…

  2. Devagar os grandes países começam a reconhecer o mérito do nosso Santos Dumont.

    Sejam Bem vindos os nossos irmãos portugueses ao reconhecimento da verdade sobre o primeiro real vôo aéreo.

Comentários não permitidos.