Informações sobre os Mísseis que teriam sido adquiridos para os AH-02 Sabre da FAB

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/6a/9K113_Shturm.JPG/300px-9K113_Shturm.JPG

Antes de mais nada, achei curiosa a notícia de que a FAB teria adquirido mísseis Anti carro de procedência Russa, ainda sim publiquei a matéria. Daí, alguns leitores pediram informações sobre o Míssil Anti carro Russo que supostamente estaria incluído no pacote de armas dos Mil Mi 35, AH-02 Sabre da Força Aérea.

Disponibilizo aqui algumas informações que obtive, peço a colaboração dos participantes para informações adicionais e ou correções, Obrigado.

E.M.Pinto

ATAKA-V

O Míssil em questão seria então  um derivado do míssil anticarro  AT-6, Espiral, porém, possui um novo sistema de propulsão, é maior  e mais pesado que o AT-6, possui maior velocidade terminal e é mais preciso também.

O ATAKA responde pelo código OTAN,  AT-9 e foi lançado no inicio dos anos 90 incorporando inúmeras modificações e modernizações da variante precedente o AT-6 Spiral.

Como ocorre com a versão anterior, existem variantes distintas deste sistema com diferentes ogivas destinados aos mais variados empregos:


9M120 – Versão base com ogiva de dois estágios  Geralmente empregado contra veículos
9M120F – Ogiva termobárica, indicada para uso contra formações de tropas, fortificações e Bunkers
9A220O – Ogiva de expansão dirigida indicada para uso contra aeronaves(VAnt- Helicópteos)
9M120M – Versão com alcance estendido de 8km e maior velocidade terminal estimada na ordem de 1890 km/h.

Embora  O AT-9 seja um míssil orientado por Rádio Frequência, este seria dotado de contra medidas eletrônicas que segundo o fabricante o blindam-no com um alto índice de resistência a interferências eletromagnéticas.

A versão mencionada no artigo é a mais moderna, utiliza o sistema de pontaria Shturm-V, pode ser instalado em helicópteros e  viaturas blindadas, bem como em embarcações de pequeno porte.

Características gerais 9M120 (AT-9 Spiral-2)

Comprimento: 1830 mm
largura: 360 mm
Diâmetro: 130 mm
Peso do lançamento : entre 48.5 e 49.2 kg
Velocidade: 550 m/s
Alcance : mínimo de 1km máximo de 6 Km (8km para a variante 9M120M)
Orientação: Radio Frequência comando SACLOS
Cabeça de guerra: provavelmente tandem, de 5-8 kg, 9M120 Ataka-VAT-9 Spiral-2” SACLOS míssil guiado por rádio frequência; 9M120, Tandem, guiagem por infra vermelho; 9M120F cabeça de guerra termobárica para o uso de encontro aos edifícios, aos bunkers e cavernas; 9A220O com haste de expansão,  para o uso contra helicópteros. e outras aeronaves; 9M120M versão melhorada (sem informações).

Supostamente o Exército Brasileiro também estaria interessado em adquirir algumas células desta aeronave, entretanto esta informação nunca foi confirmada por fontes oficiais, até agora o que se tem de concreto é a aquisição efetuada pela FAB de 12 aeronaves as quais operarão na Amazônia segundo informações oficiais

Matéria relacionada

Mais detalhes sobre os equipamentos dos MI-35 “Brasileiros”

Texto Plano Brasil

Fonte:www.airwar.ru

6 Comentários

    • Salve Vinna, Sei que a informação foi do referido site, talvez expressei-me mal quando usei “Extranho” enquanto deveria dizer “curioso”, corrigi lá no texto.
      desculpe o mal entendido.
      também concordo consigo a respeito dos armamentos que poderão ser embarcados no Mi-35, acrescentaria ai apenas os armamentos Sul Africanos já experimentados nos Mi 24 reformados pela Denel.

  1. Bom, seja o que for, que os Russos não sejam tolos e prestem um bom pós-venda, assim, com esta nova onda de aquisições para as forças armadas brasileiras, eles tem muito a ganhar se fizerem um bom serviço, pois se a FAB gostar da aeronave, mais lotes podem ser comprados, e o EB também pode comprar alguns lotes caso a FAB aprove a aeronave.
    Abraço.

  2. Concordo com os demais que é um tanto “curioso” a decisão de se adotar armamento. Contudo, cabe aqui lembrar outros fatos curiosos que posteriormente se explicaram como sendo medidas acertadas:
    a FAB enviou seus AMX para serem modernizados na sucursal da Embraer na França – em troca, posteriormente soube-se, da agregação de novas tecnologias ainda nao-disponiveis em nosso parque industrial.
    e, mais recentemente, o DPF comprou VANTS de origem israelense para vigilancia das fronteiras – mais tarde, quando os detalhes vieram à público, soube-se que se tratava de uma parceria para o desenvolvimento de veiculos desse tipo no Brasil.
    sabe-se lá o que pode vir com essa aquisição…

  3. Até onde sei, o MI-35M da FAB, é um helicóptero “puro sangue” russo.

    Só que as informações que tenho dão conta de um míssel com sistema de guiagem a laser e com um alcançe maior (…) que os 9M120 Ataka, sendo assim, o que pode estar acontecendo é uma confusão quanto ao míssel, o que não é incomum no ocidente em se tratando de equipamento russo, até porque eles também não facilitam muito.

    Se for o caso, é bem provável que seja então o míssil — 9A1472 Vikhr –, apelidado pela OTAN de — AT-16 Scallion.

    Este míssil carrega se não me engano, uma ogiva de emprego dual, o que significa mais poder de fogo em uma única arma e são guiados a laser.
    Estes são uzados nos helicópteros Ka-50 e no Ka-52 e pelo caça Su-25.

    Eu mesmo não tem muito tempo, escrevi um comentário neste blog onde me referi ao míssil do MI-35M da FAB como sendo o Ataka, o que agora imagino ser talvez um engano.

Comentários não permitidos.