Irã sai de poço petrolífero iraquiano ocupado há 3 dias

http://2.bp.blogspot.com/_0RJTlEAqMfc/RvTSONfTwTI/AAAAAAAADKI/rtbopDdAskk/s400/iran%2520iraq%2520war.jpg

EFE – Tropas iranianas saíram nesta madrugada de um poço petrolífero do campo de Faka, em território iraquiano, que mantinham ocupado desde quinta-feira passada, informaram fontes oficiais.

Said Maythan, presidente do Comitê de Defesa e Segurança da província de Maysan, onde fica a instalação petrolífera, disse, em entrevista coletiva, que as forças iranianas já se retiraram do campo e acrescentou que os trabalhadores voltaram a seus postos, acompanhados de soldados iraquianos.

No entanto, em declarações reproduzidas pelo canal de televisão iraquiana “Al-Iraquiya”, o porta-voz do Governo de Bagdá, Ali al-Dabbagh, afirmou que os soldados iranianos tinham saído do poço, mas não do território do Iraque.

“Os soldados retrocederam 50 metros, mas não abandonaram território iraquiano, (e estão) a mais de 100 metros do poço”, disse.

O grupo de soldados iranianos, 11, segundo a agência iraquiana “Aswat al-Iraq”, entrou na quinta-feira à noite no Iraque e ocupou o poço número 4 do campo petrolífero de Faka, em uma zona fronteiriça com o Irã.

Em reunião extraordinária, o Conselho de Segurança Nacional do Iraque considerou este fato como “uma violação da soberania iraquiana”.

O Governo iraquiano solicitou oficialmente ao regime iraniano a retirada imediata do grupo de soldados iranianos do poço, onde também içaram uma bandeira da República Islâmica.

Sugestão e colaboração: Konner

Fonte: Yahoo

1 Comentário

  1. O poço número 4 se encontra no campo petroleiro de Fauqa, um dos três colocados em leilão internacional em junho que não foram contratados. As reservas de Fauqa são avaliadas em 1,55 milhão de barris.

    Por outra parte, as exportações de petróleo pelo norte do Iraque foram suspensas por causa de uma sabotagem cometida durante a madrugada deste domingo no oleoduto que leva o combustível para o terminal turco de Ceyhan, a 325 km ao norte de Bagdá, segundo o ministério do Petróleo, que pediu mais patrulhas da Força Multinacional para proteger o duto.

    Este oleoduto transporta entre 420.000 e 450.000 barris diários (bd), mas pode chegar a 600.000 bd. Depois de ficar parado 18 meses, as sabotagens tiveram reinício desde outubro.

    O Iraque exporta 2 milhões de barris diários de petróleo, dos quais três quartos através dos terminais do sul.

    O poço número 4, disputado pelo Iraque e Irã, fica a 100 metros da fronteira.

    Na sexta, um grupo de militares e técnicos iranianos tomou o controle do poço número 4 no primeiro incidente sério entre ambos vizinhos desde a queda de Saddam Hussein em 2003, cujas tropas enfrentaram o Irã na guerra de 1980-1988.

    Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/091220/mundo/iraque_ir

Comentários não permitidos.