Holanda desmente acusações de Chávez e exige explicações

http://jacoblshapiro.com/blog/wp-content/uploads/2008/11/chavez.jpg

Haia nega que esteja preparando ataque à Venezuela e destaca que há um acordo territorial sobre suas ilhas

EFE, AP E AFP

A Holanda negou ontem que tenha permitido a entrada de tropas americanas em seu território no Caribe para preparar um ataque contra a Venezuela e anunciou que pedirá explicações ao presidente Hugo Chávez sobre tais acusações.

Na quinta-feira, Chávez disse que os holandeses estavam preparando uma “agressão” contra a Venezuela ao permitir o acesso de tropas americanas a Aruba e às ilhas das Antilhas Holandesas (Curaçau e Bonaire). Segundo o venezuelano, a partir dessas ilhas estariam sendo enviados navios e aviões espiões com o objetivo de vigiar o território venezuelano.

Chávez também contestou a posse holandesa desses territórios. “São três ilhas que estão em mar territorial venezuelano, mas ainda estão sob o regime imperial”, afirmou o presidente, durante discurso em Copenhague, transmitido pela emissora estatal venezuelana. “Queria saber o que a Europa tem a dizer sobre isso. É bom que a Europa saiba que o império americano está enchendo de armas, aviões espiões e navios de guerra essas ilhas de Aruba e Curaçau.”

Bart Rijs, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores holandês anunciou ontem que o chanceler Maxime Verhagen pedirá ao embaixador da Venezuela na Holanda esclarecimentos sobre os comentários feitos por Chávez.

Segundo a chancelaria holandesa, há um acordo sobre fronteiras que divide o mar territorial venezuelano e os territórios de Aruba, Curaçau e Bonaire. “As fronteiras marítimas entre a Holanda e a Venezuela foram estabelecidas por um tratado entre os dois países e esperamos que a Venezuela respeite esse tratado”, disse Rijs.

Há cerca de 250 funcionários da Força Aérea dos EUA envolvidos em operações de combate ao narcotráfico e de vigilância nas ilhas holandesas no Caribe. Segundo Rijs, os americanos usam aeroportos civis

Chávez já ameaçou com uma guerra a vizinha Colômbia após o anúncio de um acordo que permitirá aos EUA utilizar sete bases militares em território colombiano. Washington diz que, também na Colômbia, as bases darão apoio às atividades de combate ao narcotráfico.

Fonte: Resenha CCOMSEX