Irã constrói novas centrífugas e pressiona Rússia por usina Efe e Reuters

TEERÃ – O diretor do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, disse nesta sexta-feira, 18, que o país prepara a construção de uma nova geração de centrífugas atômicas, cujo funcionamento está previsto para 2011.

Salehi afirmou ainda que o país já tem mais de 6 mil centrífugas ativas. “Estamos produzindo uma nova geração de centrífugas chamadas IR3 e IR4. Queremos usá-las a partir de 2011 depois de termos eliminados todos problemas e defeitos”, disse Saheli à agência iraniana Fars. Em outubro, Teerã anunciou um plano para utilização de novas centrífugas na usina de Qom.

Em Moscou, o embaixador iraniano Mahmud Sadzhadi disse que espera que a Rússia coloque a usina nuclear de Bushehr em funcionamento nos próximos três meses. “Houve alguns problemas, mas as obras agora caminham bem”, disse Sadzhadi. A usina deveria ter ficado pronta este ano, mas em novembro a Rússia anunciou que adiaria a finalização da fábrica para 2010 sem dar maiores explicações.

As obras são autorizadas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), mas foram alvos de vários atrasos nos últimos anos devido às suspeitas ocidentais sobre a natureza do programa nuclear iraniano. Tradicional aliado de Teerã, a Rússia sinalizou nos últimos meses que não bloquearia uma resolução na ONU contra o país caso houvesse um consenso entre as potências.

Sugestão e colaboração: Konner

Fonte: Estadão

2 Comentários

  1. NOTÍCIAS RECENTES

    Irã constrói novas centrífugas…
    “Estamos produzindo uma nova geração de centrífugas” ( O Brasil já tem uma que levita,única tecnologia do mundo, a mais economica)

    “Brasil desenvolve sistema de navegação de satélites e foguetes”
    “O Brasil está conseguindo resolver um dos principais desafios tecnológicos impostos, há quase três décadas”,( O Irã já domina essa tecnologia)

    “Mais do que a própria acolhida a Ahmadinejad, o que calou nos EUA foi o endosso de Lula ao inquietante projeto iraniano. Teerã, declarou, “tem o direito de desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos”

Comentários não permitidos.