Irã testa com sucesso versão melhorada do míssil Sejil

TEERÃ – O Irã testou com sucesso uma versão melhorada do míssil de médio alcance Sejil, o Sejil 2, com capacidade de atingir um alvo situado a 2.000 km de distância, anunciou nesta quarta-feira a televisão estatal, que não divulgou mais detalhes.

O Sejil é um míssil de duas etapas com alcance de 2.000 km e que utiliza combustível sólido.

Se trata de um dos dois mísseis de médio alcance que o Irã possui, junto com o Shahab-3, versão derivada do Nodong-1 norte-coreano com alcance de 1.800 km.

No fim de setembro, o general Hossein Salami, comandante da Força Aérea da Guarda Revolucionária, afirmou que o Irã produziria uma versão melhorada do Sejil, com capacidade de alcançar Israel, que fica a quase 1.000 quilômetros da fronteira ocidental do Irã.

O Sejil tem alcance adequado, uma potência de detruição e uma precisão suficientes e é considerado um dos sistemas balísticos mais desenvolvidos (…) É a melhor arma de que dispõem as Forças Armadas iranianas“, declarou na época.

Os países ocidentais estão inquietos com o programa balístico do Irã, que é desenvolvido paralelamente ao programa nuclear, que provoca o tempor de que Teerã, apesar de suas negativas, obtenha a capacidade de produzir armamento atômico.

Fonte: Último Segundo

2 Comentários

  1. Irã constrói novas centrífugas e pressiona Rússia por usina

    Efe e Reuters

    TEERÃ – O diretor do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi, disse nesta sexta-feira, 18, que o país prepara a construção de uma nova geração de centrífugas atômicas, cujo funcionamento está previsto para 2011. Salehi afirmou ainda que o país já tem mais de 6 mil centrífugas ativas.

    “Estamos produzindo uma nova geração de centrífugas chamadas IR3 e IR4. Queremos usá-las a partir de 2011 depois de termos eliminados todos problemas e defeitos”, disse Saheli à agência iraniana Fars. Em outubro, Teerã anunciou um plano para utilização de novas centrífugas na usina de Qom.

    Em Moscou, o embaixador iraniano Mahmud Sadzhadi disse que espera que a Rússia coloque a usina nuclear de Bushehr em funcionamento nos próximos três meses. “Houve alguns problemas, mas as obras agora caminham bem”, disse Sadzhadi.

    A usina deveria ter ficado pronta este ano, mas em novembro a Rússia anunciou que adiaria a finalização da fábrica para 2010 sem dar maiores explicações.

    As obras são autorizadas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), mas foram alvos de vários atrasos nos últimos anos devido às suspeitas ocidentais sobre a natureza do programa nuclear iraniano.

    Tradicional aliado de Teerã, a Rússia sinalizou nos últimos meses que não bloquearia uma resolução na ONU contra o país caso houvesse um consenso entre as potências.

    Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ira-constroi-novas-centrifugas-e-pressiona-russia-por-usina,484145,0.htm

Comentários não permitidos.