O jato executivo Phenom 300, da categoria light, da Embraer, foi certificado hoje pela Federal Aviation Administration (FAA), autoridade aeronáutica dos Estados Unidos, que concedeu o Certificado de Tipo seguindo a mesma ação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 3 de dezembro. Todas as metas do projeto foram atingidas ou superadas, e as primeiras entregas começarão nas próximas semanas.´
“Estamos satisfeitos em anunciar a certificação do Phenom 300 pela FAA”, disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva. “Com características únicas e inovadoras no segmento de jatos leves, a competitividade do Phenom 300 cresceu significativamente, graças a melhorias no desempenho de pista, alcance, velocidade e consumo de combustível, recentemente anunciadas.”
O alcance máximo do Phenom 300, originalmente projetado em 3.334km, foi estendido para 3.650km com seis ocupantes e reservas NBAA IFR. O desempenho de pista também foi melhorado significativamente sobre as metas iniciais. O comprimento de pista para decolagem, com o jato no peso máximo de decolagem, é agora de 956m, consideravelmente melhor do que o planejado de 1.127m, enquanto a distância de pista para pouso com o peso máximo de aterrissagem foi melhorada para 799m, ou 100m a menos do que a meta inicial de 899m.
Para vôos de e para aeroportos com restrições devido à altas temperaturas ou grandes altitudes, o Phenom 300 excedeu as metas de alcance. Por exemplo, o avião pode decolar com peso máximo de decolagem e atingir a capacidade máxima de alcance a partir de Aspen, no Estado do Colorado, nos EUA. O desempenho de subida também superou as expectativas, permitindo à aeronave decolar ao nível do mar com peso máximo e alcançar o teto operacional de 45 mil pés em apenas 26 minutos. Equipado com dois eficientes motores Pratt & Whitney Canada PW535-E, o consumo de combustível do Phenom 300 é até 6% melhor do que o originalmente estimado.
O altamente intuitivo sistema Prodigy® flight deck, baseado nos aclamados aviônicos Garmin G1000, foi concebido a partir da experiência acumulada pela Embraer no desenvolvimento de projetos orientados a fatores humanos. Sua filosofia quiet and dark, combinada com características ergonômicas excepcionais, oferece avançado alerta situacional e automação, gerando baixa carga de trabalho, o que possibilita ao jato ser operado por apenas um piloto.
O interior do Phenom 300 foi projetado para oferecer espaço e conforto sem precedentes na categoria de jatos light. As janelas, o volume da cabine e o compartimento de bagagem são os maiores entre todos os jatos desta classe. A seção transversal Oval Lite beneficia os passageiros com amplo espaço para pernas e cabeça, resultando em uma experiência única de viagem.
Além de seus incríveis conforto e desempenho, o Phenom 300 também estabeleceu um novo patamar em termos de robustez, simplicidade na manutenção, e despachabilidade. Projetado para uma vida de 35 mil horas de vôo, o avião também oferece outras características únicas que elevam o Phenom 300 ao mais alto nível entre os jatos light: SmartprobesTM, que aumentam a confiabilidade e reduzem as tarefas de manutenção; freios de carbono, que permitem 60% menos substituições; sistema brake-by-wire; sangria quente para o sistema de anti-gelo do estabilizador horizontal e asas; e ponto único de reabastecimento de combustível.
A estrutura de Suporte ao Cliente e Serviços de Jatos Executivos da Embraer está pronta para a entrada em serviço do Phenom 300. A rede de centros de serviço de Jatos Executivos da Embraer atualmente consiste em seis unidades próprias e mais de 30 centros de serviço autorizados em todo o mundo.
Para a distribuição de peças, os clientes norte-americanos podem contar com os centros de distribuição da Embraer em Louisville, no Estado do Kentucky, operado pela UPS Supply Chain Solutions, e Fort Lauderdale, no Estado da Flórida. A Empresa também possui centros no Brasil, na França, em Cingapura e nos Emirados Árabes Unidos. A joint venture Embraer CAE Training Services oferece treinamento de pilotos e manutenção para o Phenom 100 e o Phenom 300. A estrutura de suporte ao produto da Empresa abrange operações de vôo e assistência técnica e de manutenção, bem como um novo Contact Center, que reduz o tempo de permanência em solo aplicando os recursos apropriados de forma rápida e eficiente em situações críticas.
A partir de 1º de Fevereiro de 2010, o preço de lista do Phenom 300 será de US$ 8,14 milhões em condições econômicas de 2010, para um avião na configuração básica FAA.
Mt bom, espero q na proxima x seja de um caça BRASUCA,genuíno..quando será?