Cerimônia de declaração de Guardas-Marinha,

 

Após quatro anos de formação acadêmica e militar, iniciados em 2006, os 173 Aspirantes integrantes da Turma “Almirante Guilhem” receberam suas espadas – símbolo do Oficial de Marinha – quando formaram-se Guardas-Marinha, em uma cerimônia realizada no dia 12 de dezembro, na Escola Naval (EN), no Rio de Janeiro.

A Escola Naval, mais antigo estabelecimento de ensino superior do Brasil, tem por propósito formar Oficiais de Marinha para os postos iniciais das carreiras dos Corpos da Armada (CA), Fuzileiros Navais (FN) e Intendentes da Marinha (IM). Atualmente, possui um efetivo de 809 Aspirantes, sendo 173 destes os que foram declarados Guardas-Marinha, que realizarão, no próximo ano, o Ciclo Pós-Escolar da Escola Naval, de um ano de duração, que se encerrará com a Viagem de Instrução a bordo do Navio-Escola “Brasil”, onde complementarão sua formação profissional-naval.

O ensino ministrado na EN acompanha a evolução tecnológica no desenvolvimento de seus cursos, objetivando o melhor desempenho técnico-profissional dos futuros Oficiais de Marinha, tanto a bordo dos navios como nas demais organizações militares.

Além da formação militar-naval inerente à carreira, a EN, por meio das diversas atividades por ela proporcionadas, aprimora os aspectos cívico e cultural, de modo a assegurar que sejam física e moralmente capazes de exercer as funções atribuídas aos Oficiais de Marinha

Saiba como ingressar na Marinha

O Plano Brasil saúda e parabeniza os novos Guardas-Marinha e deseja-lhes sucesso e dedicação às suas carreiras.

E.M.Pinto

História da Escola Naval

 

Fonte: Marinha do Brasil