Acordo subsituirá tratado Start, assinado em 91

 

O Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia declarou hoje (04 de Dezembro)  que o novo acordo de desarmamento nuclear com os Estados Unidos que substituirà o tratado Start, assinado em 1991 e que expira amanhã, está praticamente pronto.

 “Aproxima-se a seu termo o intenso trabalho para preparar a assinatura de um amplo tratado bilateral juridicamente vinculativo para a posterior redução e limitação do armamento estratégico“, afirma a declaração divulgada pelo site oficial da Chancelaria russa.

A nota destaca que este trabalho é realizado de acordo com as instruções dadas pelos presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e dos EUA, Barack Obama.

 O ministério russo ressaltou que o tratado Start, que expira amanhã, foi uma sòlida base para o novo acordo e que “muitos de seus postulados, verificados pela passagem do tempo e da prática, são atuais nas condições de hoje”.

 “O futuro tratado está chamado a ser um marco na causa do desarmamento e não-proliferação, marcarà um trânsito para um nível mais elevado de interação entre Rússia e EUA, e confirmarà a comunidade de objetivos dos dois países no fortalecimento da segurança mútua e global“, acrescenta a declaração.

 Uma fonte diplomàtica russa citada pela agência “Interfax” declarou que não se descarta que as converses russo-americanes sobre o novo tratado, cuja oitava rodada acontecerá amanhã, em Genebra, “continuem por mais vários dies“.

Fonte: Vírgula

2 Comentários

  1. Rússia acusa EUA de paralisar negociações de desarmamento

    AFP – O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, acusou nesta quinta-feira o governo dos Estados Unidos de frear as negociações sobre um novo tratado de desarmamento nuclear, o que torna “altamente improvável” a assinatura de um novo acordo na reunião sobre o clima de Copenhague.

    “Durante os dois ou três últimos dias, constatamos que a delegação americana freava as negociações em Genebra sobre a conclusão de um novo acordo START”, afirmou Lavrov em uma entrevista exibida por canais de TV russos.

    “Em consequência disso, é altamente improvável que se assine um novo acordo em Copenhague”, completou. O documento seria assinado à margem da conferência da ONU sobre o clima.

    Uma fonte americana anunciou na quarta-feira à noite que Estados Unidos e Rússia não concluiriam um acordo até o fim do ano sobre o tratado que substituirá o START.

    O novo acordo negociado pelas delegações russa e americano há mais de seis meses em Genebra substituirá o START 1, concluído em 1991 e que expirou em 5 de dezembro.

    A agência russa Interfax citou nesta quinta-feira uma fonte da delegação russa que disse acreditar na assinatura do novo acordo em janeiro.

    Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/12/17/russia+acusa+eua+de+paralisar+negociacoes+de+desarmamento+9248173.html

Comentários não permitidos.