Defesa & Geopolítica

Acordo subsituirá tratado Start, assinado em 91

Posted by

 

O Ministério de Assuntos Exteriores da Rússia declarou hoje (04 de Dezembro)  que o novo acordo de desarmamento nuclear com os Estados Unidos que substituirà o tratado Start, assinado em 1991 e que expira amanhã, está praticamente pronto.

 “Aproxima-se a seu termo o intenso trabalho para preparar a assinatura de um amplo tratado bilateral juridicamente vinculativo para a posterior redução e limitação do armamento estratégico“, afirma a declaração divulgada pelo site oficial da Chancelaria russa.

A nota destaca que este trabalho é realizado de acordo com as instruções dadas pelos presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, e dos EUA, Barack Obama.

 O ministério russo ressaltou que o tratado Start, que expira amanhã, foi uma sòlida base para o novo acordo e que “muitos de seus postulados, verificados pela passagem do tempo e da prática, são atuais nas condições de hoje”.

 “O futuro tratado está chamado a ser um marco na causa do desarmamento e não-proliferação, marcarà um trânsito para um nível mais elevado de interação entre Rússia e EUA, e confirmarà a comunidade de objetivos dos dois países no fortalecimento da segurança mútua e global“, acrescenta a declaração.

 Uma fonte diplomàtica russa citada pela agência “Interfax” declarou que não se descarta que as converses russo-americanes sobre o novo tratado, cuja oitava rodada acontecerá amanhã, em Genebra, “continuem por mais vários dies“.

Fonte: Vírgula

2 Comments

shared on wplocker.com