Governo Japonês decide atrasar o desdobramento de novas baterias antimísseis

Tóquio (EFE) – O Governo japonês decidiu hoje atrasar pelo menos até abril de 2011 o desdobramento de novas baterias antimísseis, previstas no programa de Defesa de seu próximo ano fiscal, que começa em abril, segundo a agência “Kyodo”.

De acordo com a “Kyodo”, o ministro de Assuntos Exteriores, Katsuya Okada, se opunha ao desdobramento de novas baterias Patriot, da mesma forma que o membro da coalizão governamental, o Partido Social-Democrata.

O novo Governo do Partido Democrático (PD) de Yukio Hatoyama prometeu uma nova linha em Defesa e política externa, por isso o adiamento da decisão sobre o sistema antimísseis até que se redefina a estratégia nacional de Defesa, prevista para os últimos meses de 2010.

O Ministério da Defesa tinha pedido um financiamento de 94,4 bilhões de ienes (729 milhões de euros) no orçamento do ano fiscal de 2010 para o desdobramento destas baterias, parte essencial do sistema antimísseis do Japão.

O plano ia ser realizado em três bases aéreas ao norte e sul do país durante os próximos cinco anos.

As baterias Patriot protegem o território japonês de possíveis mísseis que possam burlar o sistema de detecção e intercepção Aegis instalado em navios e desenvolvido conjuntamente com os Estados Unidos.

Esta cooperação produz receios entre os defensores da Constituição pacifista do Japão, que desde a Segunda Guerra Mundial proíbe o país participar de sistemas coletivos de defesa e conflitos internacionais.

Colaboração e Sugestão: Konner

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/15122009/40/mundo-governo-decide-atrasar-desdobramento-novas.html