AFP — O Brasil, que já participou de uma operação para libertar reféns das Farc, tem a confiança do governo colombiano para intermediar uma próxima entrega de dois militares sequestrados pela guerrilha, disse nesta terça-feira (15) uma ex-prisioneira do grupo rebelde.
Consuelo Perdomo, libertada pelas Farc em janeiro de 2008, após sete anos de cativeiro, afirmou:
– O presidente [Álvaro Uribe] diz que o Brasil tem toda a confiança e que espera a concretização desses fatos para poder definir a data [para a libertação] dos dois militares.
A guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciou em abril que libertaria, unilateralmente, o cabo Pablo Emilio Moncayo, com quase 12 anos de cativeiro, e o soldado José Calvo, além de entregar os restos mortais do major Julián Guevara.
Segundo Perdomo, o presidente Uribe já deu as “garantias e as condições” necessárias à libertação dos dois militares, mas falta a “definição da guerrilha” para que ocorra a libertação.
O Brasil participou com dois helicópteros da libertação unilateral de dois políticos e quatro militares reféns das Farc, soltos a pedido da senadora colombiana Piedad Córdoba, em fevereiro de 2009, sob a coordenação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Sugestão e colaboração: Konner
Fonte:R7
2 Comments