O que levou a Inglaterra ao Iraque ?

http://www.soaw.org/presente/images/reviews/taxi_to_the_dark_side.jpgA bandeira deveria ser outra, ou será que não?

A informação divulgada pelo serviço secreto britânico de que Saddam Hussein poderia lançar um ataque químico em questão de 45 minutos a partir do momento em que a ordem fosse dada foi obtida através de um taxista que teria ouvido a conversa de dois soldados iraquianos, informou nesta terça-feira um parlamentar conservador.

Apesar de o governo britânico ter admitido, em outubro de 2004, um ano e meio após a invasão do Iraque, que a informação era falsa, a descoberta sobre a fonte original da informação aumenta a impressão generalizada de que o ex-primeiro-ministro Tony Blair exagerou em relação ao perigo que Saddam representava para fazer o público britânico apoiar a invasão.

A informação foi divulgada pelo jovem parlamentar britânico Adam Holloway, 44 anos, um especialista em defesa, muito próximo do líder conservador, David Cameron.

Segundo ele, o motorista, que trabalhava perto da fronteira com a Jordânia, disse ter ouvido algo sobre Saddam Hussein ter adquirido mísseis de longa distância que poderiam disparar armas químicas contra alvos britânicos em questão de 45 minutos. A informação foi usada pelo MI6 na construção de um caso para justificar a invasão.

O governo ignorou os avisos dos serviços de inteligência, que questionaram a confiabilidade das informações e não fez nada para corrigir equívocos da mídia, que reproduziram a informação à exaustão.

Fonte: Blog do Vinna

2 Comentários

  1. A Inglaterra a muito tempo não toma suas decisões, quem as toma por ela são os EUA, se eles invadem, como bom “bixinho de estimação” vamos invadir junto, estava mais na cara que o Iraque não tinha a capacidade de ter armas químicas, pois era um governo em decadência, não tinha a menor capacidade de defesa, por isso invadiram, sem contar nos campos petrolíferos,etc,etc,etc.
    A situação se inverteu atualmente, antes era os EUA que era colônia inglesa, agora os ingleses são colônia dos americanos.
    Abraço.

Comentários não permitidos.