‘Nada justifica um golpe de Estado’, dizem — EUA sobre Honduras

http://www.estadao.com.br/fotos/HND301_HONDURAS-MICHELETTI-_0720_1A-p.jpg

Subsecretário americano para o Ocidente diz que solução da crise depende de um governo de unidade

Denise Chrispim Marin, de O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA – O subsecretário de Estado dos EUA para o Hemisfério Ocidental, Arturo Valenzuela, afirmou nesta segunda-feira, 14, para a imprensa brasileira que a solução da crise política de Honduras depende da criação de um governo de unidade nacional, da determinação sobre a restituição ou não do presidente Manuel Zelaya em seu cargo e a composição de uma comissão para tratar do aperfeiçoamento democrático do país, mas acrescentou que qualquer solução deverá trazer uma clara mensagem de que “nada justifica um golpe de Estado”.

Valenzuela, entretanto, defendeu que a eleição presidencial de 29 de novembro passado, que definiu Porfírio “Pepe” Lobo como futuro presidente do país, “não pode ser desqualificada”. O governo brasileiro resiste em legitimar esse processo. Conforme insistiu, o processo eleitoral começou em novembro de 2008 – antes, portanto, do golpe – e foi marcado pela presença da maioria dos candidatos originais. Lembrou que, para os EUA, a eleição foi um “passo necessário para a solução” da crise política no país. Mas não é suficiente para a restauração da Democracia em Honduras. “O próximo presidente será Pepe (Lobo)”, insistiu.

Sugestão e colaboração: Konner

Fonte: Estadão

2 Comentários

  1. Então pq os msm ñ foram + duros e diretos , da forma como os países do MercoSul foram, ao condenarem o golpe e retiram seus embaixadores…conversa, os ianks ñ são confiáveis, td e qualquer sacanagen política internacional estão metidos, sempre apoiando oligarquias q oprimem a população + acolhe eles e suas empresas..são daninhos.

  2. Então pq os msm ñ foram + duros e diretos , da forma como os países do MercoSul foram, ao condenarem o golpe e retiram seus embaixadores…conversa, os ianks ñ são confiáveis, td e qualquer sacanagen política internacional estão metidos, sempre apoiando oligarquias q oprimem a população + acolhe eles e suas empresas..são daninhos.

Comentários não permitidos.