Futuro da Cooperação Russo-Brasileira

A mesa redonda realizada com a participação dos representantes da Câmara Social da Federação Russa e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil, discutiu as perspectivas do desenvolvimento da cooperação russo-brasileira na área econômica.

Este encontro foi o primeiro evento conjunto desse formato voltado para o estabelecimento de um diálogo permanente entre as sociedades civis dos dois países, o que vai fortalecer a compreensão mútua e a cooperação entre nossos países”, afirmou o vice-presidente da Comissão da Câmara Social da Federação Russa para o Desenvolvimento Econômico e o Apoio ao Empreendedorismo, Vladimir Gutenev.

Gutenev ressaltou o construtivo intercâmbio de opiniões relativamente ao impacto financeiro e econômico da crise nas economias dos países e os caminhos para a superação das suas consequências negativas.

Para nós, sem dúvida, é interessante a experiência positiva do Brasil nos novos tempos, país que tem muitos traços em comum em seu desenvolvimento com a Rússia”, afirmou o vice-presidente.

Segundo ele, trata-se, principalmente, do programa nacional de desenvolvimento acelerado que prevê grandes investimentos em setores como energia, logística e desenvolvimento urbano.

Consideramos de fundamental importância a abertura da economia russa à efetiva cooperação tecnológica e de produção e à profunda integração do nosso país aos processos econômicos mundiais, e encaramos o Brasil como um dos mais importantes parceiros. Considerando as tarefas semelhantes que nossos países têm pela frente, somos de opinião que o intercâmbio das melhores experiências, a dinâmica transferência de tecnologias, a cooperação industrial dos nossos países, principalmente nas áreas de alta tecnologia e de energia, podem e devem ser o fundamento e a garantia para o desenvolvimento sustentável da cooperação comercial e econômica”, ressaltou Vladimir Gutenev.

Fonte: Resenha CCOMSEx 14.12.2009

1 Comentário

Comentários não permitidos.