Ucrânia vende blindados ao Iraque

http://www.morozov.com.ua/images/btr-4_bau23_2l.jpg

Destak/Lusa

A Ucrânia concluiu um contrato de mais de 550 milhões de dólares para a venda ao Iraque de cerca de 400 veículos blindados e de uma dezena de aviões militares, anunciaram as autoridades ucranianas.

Trata-se de blindados de transporte de tropas de tipo BTR-4 e de aviões de transporte militar An-32, todos novos e de fabrico ucraniano, indicou à imprensa Olexandre Kovalenko, o director adjunto da sociedade estatal Ukrspetsexport, encarregue do comércio de armas.

“As entregas devem começar em 2010” e prolongar-se por três anos, precisou, acrescentando que o contrato prevê também a manutenção e modernização deste material pelos ucranianos.

As negociações duraram “quase três anos”, acrescentou Stepan Gavrich, secretário adjunto do Conselho de Segurança e da Defesa Nacional, qualificando a assinatura deste contrato uma “grande vitória”.

Numa altura em que a imprensa russa e ucraniana afirmava nos últimos dias que o contrato com o Iraque se elevava a 2,4 mil milhões de dólares, Kovalenko indicou que as negociações com Bagdad prosseguiam e que Kiev esperava concluir outros contratos para “chegar a este número”.

O apoio de Washington, que mantém boas relações com o presidente ucraniano, Viktor Iuchtchenko, e a presença no Iraque no passado de tropas de manutenção de paz ucranianas favoreceram a escolha de Kiev como fornecedor face à Polónia, a Rússia e a China, sublinharam os responsáveis.

“A decisão não podia ter sido tomada sem a posição” da administração norte-americana, destacou Gavrich. “O nosso contingente de manutenção de paz teve um papel chave na obtenção do contrato”, acrescentou.

No total, mais de 5.000 militares ucranianos serviram no Iraque durante estas missão que se estendeu de Setembro de 2003 a Dezembro de 2007. Actualmente, oito instrutores militares ucranianos estão no Iraque para ajudar à formação dos seus pares locais.

Sugestão e colaboração: Konner




Fonte: Destak

3 Comentários

  1. Imagem: http://www.armyrecognition.com/customer/thierry/ukraine/btr4_07.jpg

    Embora aparentemente o BTR-4, que é fabricado na Ucrânia, lembre os veículos da família BTR-70/80/90, há uma grande diferença entre este veículo e os seus congeneres fabricados na Russia.

    A empresa fabricante da Ucrânia efetuou uma alteração radical no desenho e disposição internas, transferindo o motor do veículo da parte traseira para a seção central, logo atrás do condutor.

    Imagem: http://img22.imageshack.us/img22/5310/landbtr4cutawaykmdblg.jpg

    Esta alteração, permite ao contingente militar que o veículo transporta, entrar e sair com muito mais facilidade, enquanto que nos veículos russos, o acesso mais rápido é através de portas nas laterais, com as desvantagens que isso representa.

    A variante de transporte de tropas do BTR-4 leva dez soldados além dos dois operadores.

    O veículo oferece também um elevado nível de resistência balística, bem como proteção anti-minas.

    A proteção balística pode ser aumentada, sendo que a configuração reforçada, provida de uma blindagem frontal capaz de fornecer imunidade contra projeteis de 30 milímetros, eleva o peso do veículo para 27 toneladas.

    O BTR-4 opera em condições de temperatura entre 40 ºC negativos e 55 ºC positivos, bem como sob condições de densa poeira.
    O veículo roda sobre superfície pavimentada a uma velocidade máxima de 110 km/h.

    Peso vazio: 18.500Kg.
    Peso preparado para combate: 22.000Kg.

  2. Imagem: http://www.bharat-rakshak.com/IAF/Images/7834-3/K3066_03.jpg

    http://www.bharat-rakshak.com/IAF/Images/3273-5/K3062a.jpg

    http://www.bharat-rakshak.com/IAF/Images/3259-5/K2730b.jpg

    Avião de transporte militar An-32.

    Peso vazio: 16.800 Kg
    Peso máximo/descolagem: 27.000 Kg

    Capacidade de carga/armamento: 6.700 Kg
    Tripulação / passageiros: 2 + 50

    Velocidade Maxima: 530 Km/h
    Máxima(nível do mar): 500 Km/h
    De cruzeiro: 480 Km/h

    Autonomia standard /carregado : 1.200 Km
    Autonomia máxima / leve 2.520 Km.

    Altitude máxima: 9.200 Metros

    O Antonov 32 é uma versão mais poderosa do anterior modelo [ An – 26 ] de transporte da Antonov.

    O An-32 têm quase o dobro da potência do seu antecessor.
    Ele difere do modelo anterior, pela colocação dos dois motores sobre as asas em vez de debaixo das asas.
    Este arranjo permite a utilização da aeronave em pistas pouco preparadas tendo a vantagem de proteger o motor de detritos.

    Além disso, a colocação do motor numa posição mais elevada permitiu a colocação de um motor mais potente com uma helice de maiores dimensões, aumentando assim as prestações da aeronave.

    O An-32 é equivalente às aeronaves do tipo C-235 da EADS.

    Existe ainda o An-32 MP de patrulha marítima.

Comentários não permitidos.