Avião carregado de armas procedente da Coreia do Norte é bloqueado na Tailândia

http://static.panoramio.com/photos/original/5427212.jpg

Um avião de um país da Europa do leste carregado de armas procedente da Coreia do Norte está bloqueado no aeroporto Don Mueang de Bangcoc e seus cinco tripulantes foram detidos, anunciou neste sábado uma fonte oficial tailandesa.

Um avião leste-europeu solicitou autorização para pouso. Quando as autoridades tailandesas examinaram a aeronave, encontraram muitas armas e detiveram cinco pessoas”, declarou o porta-voz do governo tailandês Panitan Wattanayakorn.

As autoridades não revelaram a nacionalidade do avião nem dos detidos.

Nota do Blog:

Novas informações dão conta de que a tripulação era formada de tripulantes do Cazaquistão e da Bielo -Rússia, o avião transportava uma carga de cerca de 35 toneladas segundo as autoridades locais.

Fonte: G1 via Blog do Vinna

2 Comentários

  1. As autoridades disseram ter realizado a apreensão após receber uma mensagem de um serviço de inteligência estrangeiro.

    Os militares acreditam que o destino do avião era “algum lugar do Sul da Ásia, provavelmente o Paquistão”. Mas há relatos de que a aeronave seguiria para o Sri Lanka.

    Segundo a imprensa tailandesa, foram encontrados a bordo do cargueiro russo Il-76 cerca de 40 toneladas de armamentos, como granadas de propulsão e mísseis.

    Os cinco tripulantes do avião foram detidos – de acordo com a imprensa, quatro deles seriam do Casaquistão e um de Belarus.

    Segundo analistas, a venda de armas é uma importante fonte de renda para a Coreia do Norte, que chega a faturar com isso mais de US$ 1 bilhão por ano.

  2. Armas norte-coreanas apreendidas eram destinadas ao Irã

    France Presse

    SEUL – As 30 toneladas de armas de guerra norte-coreanas apreendidas na Tailândia semana passada estavam destinadas ao Irã, informa o Wall Street Journal.

    A publicação tem como base documentos que mostram o plano de voo. O avião faria escala no Sri Lanka, nos Emirados Árabes Unidos e na Ucrânia antes de chegar ao Irã.

    A informação está em um projeto de relatório do TransArms, instituto de investigações com sede em Chicago, e do International Peace Information Service (Ipis), outro instituto de investigações com sede na Antuérpia (Bélgica).

    As 30 toneladas de armas de guerra foram apreendidas semana passada em Bangcoc a bordo de um avião georgiano procedente da Coreia do Norte, em uma violação às sanções impostas pela ONU ao regime norte-coreano.

    Os quatro cazaques e o bielorrusso que integravam a tripulação foram detidos e serão processados por violar a legislação sobre o comércio de armas.

    Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/12/21/mundo,i=162232/ARMAS+NORTE+COREANAS+APREENDIDAS+ERAM+DESTINADAS+AO+IRA.shtml

Comentários não permitidos.