Ordem do dia da Infantaria

A história da Infantaria da Aeronáutica confunde-se com a história da Força Aérea Brasileira.

A criação do quadro de Infantaria ocorreu, praticamente, com o surgimento do Ministério da Aeronáutica no início da Segunda Guerra Mundial, quando em 11 de dezembro de 1941 foram criadas as seis primeiras Companhias de Infantaria de Guarda e instaladas nas Bases Aéreas de Belém, Fortaleza, Recife, Galeão, Natal e Salvador, sendo que nas duas últimas, funcionavam também bases aéreas norte-americanas, sediadas no Brasil.

Hoje, após 68 anos de intensa atividade, a Infantaria da Aeronáutica consolida experiências e vence desafios, aos quais elevam sobremaneira, dia a dia, a sua capacidade profissional.

Vivenciando um momento de grande evolução operacional, a infantaria da aeronáutica dentro de uma visão real e moderna, vem utilizando-se de uma estrutura dimensionada de acordo com os recursos disponíveis. Uma Infantaria proporcionalmente pequena, porém dotada de grande mobilidade onde a quantificação e a qualificação do pessoal é capaz de proporcionar e prover com efetividade a defesa e a segurança das organizações.

Ao mesmo tempo em que avanços significativos nos programas de modernização dos meios aéreos estão sendo consolidados, no âmbito da Força Aérea, a tropa terrestre tem recebido merecida atenção, com a incorporação prevista de equipamentos modernos para emprego individual e de uso coletivo, o que fortalece a capacidade de ação no terreno e a prontidão operacional em apoio as operações aéreas. Desta feita, com a inclusão dos BINFAE e BINFA no Sistema de Comando e Controle do COMGAR, obtivemos um aprimoramento significativo desta capacidade.

Neste sentido, a implantação da segunda Companhia de Artilharia Antiaérea de Autodefesa, em Manaus, já é uma realidade, dotando assim, a região Amazônica, de uma unidade de emprego moderna de proteção de pontos sensíveis.

O COMGAR, mais uma vez, está aumentando a presença da Força Aérea na Amazônia, bem como adequando o combatente às características do ambiente amazônico, ajustando os meios e materiais às exigências típicas da região.

À medida que cresce a importância do emprego do poder militar aeroespacial nos conflitos armados, seus recursos tornam-se alvos cada vez mais compensadores ao esforço de guerra inimigo. Mediante este quadro, surgem novas necessidades operacionais para a Infantaria da Aeronáutica no que tange ao pronto emprego dos meios e a proteção da força, “force protection”. Para tanto, implantar este novo conceito implica organizar, capacitar e equipar a Infantaria da Aeronáutica para o desempenho de sua missão, o que possiblitará à Força Aérea explorar a característica da mobilidade, em qualquer ponto do território nacional com a pronta-resposta requerida.

Avanços expressivos foram alcançados, tanto na modernização dos diversos ramos de atividades da Infantaria, como uma estrutura organizacional, que dentro da reestruturação do COMGAR, contempla a nova subchefia de segurança e defesa. Nesse sentido, esforços estão sendo envidados por este Comando-Geral, o qual vislumbra a normatização e a alocação de oficiais de Infantaria em todas as subchefias recém-criadas dentro da nova estrutura do QG.

No mesmo contexto, outro avanço significativo foi a ativação da Divisão de Operações Especiais no âmbito do COMGAR. Esta Divisão irá promover o desenvolvimento da atividade, o que significa um aumento expressivo da nossa capacidade de ações mais complexas, fazendo uso destas tropas em prol do Comando da Aeronáutica e do Governo Brasileiro.

Assim, procurando seguir estes objetivos, obteremos padrões de desempenho cada vez mais elevados, que desta maneira forja o elo inquebrantável entre as operações aéreas e a proteção da força. Todos unidos compõem um conjunto harmonioso de um sistema com “a mira” no cumprimento de nossa destinação constitucional, a defesa da Pátria.

O amanhã está por vir, onde os nossos anseios, nossos sonhos e nossas realizações serão consolidados e ficarão para sempre registrados nos anais da gloriosa Infantaria.

11 de dezembro é uma data para festejarmos, pois representa a luta de homens aguerridos revestidos por anos de dedicação, compromisso, valor moral, ética, honra e lealdade – os infantes. Militares que estão sempre prontos ao cumprimento da missão.

É gratificante para a Força Aérea Brasileira a presença constante da nossa infantaria, seja na segurança de nossas bases, na formação de nossos militares.

Em todos os seguimentos da força, nas nossas forças de operações especiais, na busca e resgate, nas unidades de contra-incêndio, nas companhias de artilharia antiaérea de autodefesa, no policiamento, nos nossos batalhões de infantaria e especialmente em outras nobres atribuições, as quais exigem o adestramento continuado e a capacitação profissional nos mais elevados níveis desejados para o emprego militar do combatente.

Hoje é o dia da nossa Infantaria. Que a nobreza desta arma perdure e contagie os militares que pertencem à Força Aérea Brasileira.

Parabéns a todos os infantes que defendem nossa Força para que possamos dominar os céus.

Sejam felizes!

Voar, Combater e Vencer!!!

 

Ten Brig Ar GILBERTO ANTONIO SABOYA BURNIER
COMANDANTE-GERAL DE OPERAÇÕES AÉREAS

Fonte: Força Aérea Brasileira