Governo norte-coreano concorda com EUA sobre desarmamento nuclear

Seul – A Coreia do Norte se mostrou disposta a cooperar com os EUA e assegurou que os dois países chegaram a um “entendimento” quanto à necessidade de retomar o diálogo, informou a agência estatal norte-coreana “KCNA”.

Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do país asiático disse que “os dois países concordaram em seguir cooperando para diminuir as diferenças que possuem” após a visita de três dias de duração do enviado especial americano, Stephen Bosworth, encerrada ontem.

Ainda de acordo com o porta-voz, os dois países mantiveram uma “discussão prática e franca” para voltar ao diálogo sobre um tratado de 2005 que prevê que a Coreia do Norte deve abandonar seu programa nuclear de armas em troca de ajuda financeira do Ocidente e do restabelecimento de relações diplomáticas.

Bosworth viajou na terça-feira para Pyongyang com o objetivo de abrir o primeiro diálogo direto dos EUA com o país comunista desde que Obama assumiu a presidência, em janeiro.

O emissário americano iniciará hoje uma viagem por China, Japão e Rússia, outros países participantes do diálogo nuclear.

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

Comentários não permitidos.