Ataque às Farc teve apoio dos EUA, diz comissão

 

O bombardeio colombiano contra um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) no Equador em 1º de março de 2008, teve apoio da Base de Manta, que na época era usada pelos Estados Unidos, afirmou ontem uma comissão civil equatoriana que investigou o caso.

“As informações de inteligência foram fundamentais na localização de Raúl Reyes (número 2 das Farc morto no bombardeio)”, disse a comissão. Outras 24 pessoas foram mortas no ataque aéreo ao acampamento da guerrilha.

A comissão acrescentou que o acordo entre o Equador e os EUA para o uso pelos americanos da Base de Manta na luta contra o narcotráfico “ultrapassou seus fins e propósitos”. O acordo de cessão de uso da base por dez anos venceu em 18 de setembro.

A Embaixada dos EUA em Quito negou que militares americanos tenham passado qualquer informação sobre o acampamento das Farc ao Exército colombiano.

O relatório de 131 páginas da comissão também confirma que houve ligações entre rebeldes colombianos e membros do governo equatoriano, uma antiga acusação de Bogotá. Segundo o texto, o então ministro de Segurança do Equador, Gustavo Larrea, encontrou-se com Reyes no acampamento atacado três semanas antes do bombardeio. Larrea negou ter se encontrado com Reyes em território equatoriano.

O ex-ministro declarou que os encontros com o número 2 das Farc – relatados em textos encontrados no laptop do líder rebelde – ocorreram em um terceiro país que ele não quis identificar.

Por causa do bombardeio, Quito rompeu relações diplomáticas com Bogotá. As relações foram retomadas no dia 13, mas apenas a nível de encarregados de negócios.

O relatório foi divulgado em meio a críticas de vários países da região a um acordo firmado em 30 de outubro entre Colômbia e EUA para a concessão de uso por militares americanos de até sete bases colombianas para o combate ao narcotráfico.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, diz que as bases colombianas poderão ser usadas pelos EUA para um ataque contra a Venezuela.

Fonte: Resenha CCOMSEX 11.12.09

1 Comentário

Comentários não permitidos.