PAK FA ainda invisível, mas segundo o fabricante, voará em breve…

http://pbrasil.files.wordpress.com/2009/11/pakfa.jpg

Segundo a revista Air force Monthly (AFM) deste mês, o protótipo do caça Russo/Indiano PAK-FA está prestes a levantar voo pela primeira vez.

O voo do protótipo segundo a revista, estava previsto para o final de novembro passado, entretanto , alguns atrasos consecutivos levaram ao adiamento do voo inaugural.

A KnAAPO já teria efetuado a montagem do primeiro e segundo protótipos um total de 5 dos quais 3 serão usados nos ditos ensaios de voo, 1 deles será usado em ensaios estáticos (no Chão) e outro seria na verdade um Mock-Up do modelo.

Segundo a revista o primeiro protótipo já estaria pronto e o segundo protótipo montado o qual será usado nos ensaios estáticos já teria sido entregue ao Zhukovsky  TsAGI institute onde já estariam sendo procedidos os ensaios estruturais.

Como se percebe o programa PAK-FA permanece como assunto “classificado”, porém a revista AFM afirma que já se sabe que o o primeiro protótipo voara propulsionado  temporariamente com dois motores NPO Saturn 117S recebendo sua motorização definitiva ao longo do desenvolvimento do programa.

Apesar de em agosto passado a empresa Tikohomirov NIIP ter revelado ao mundo o Radar AESA Sh121 banda-X o qual supostamente equipará o T-50 PAK-FA, este não estará peresente nos  primeiros voos do protótipo T-50-01, o qual deverá ser incorporado ao caça somente na metade de 2010.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/08/PAK_FA_AESA_maks2009.jpg
Radar AESA Sh121 banda-X o qual supostamente equipará o T-50 PAK-FA

O voo do primeiro protótipo estaria dependente dos ensaios estruturais efetuados em solo no protótipo 02  e o tão aguardado voo inaugural deve ocorrer ainda na primeira metade de 2010.

Texto e tradução Plano Brasil

E.M.Pinto

imagens: blog do Thietre

Fonte : Revista AFM


5 Comentários

  1. Realmente uma grande perca para o Brasil não ter entrado no projeto, seria um caça para nos dar superioridade aérea por pelo menos uns 30 anos, mais quem sabe, pois o FX-2 esta por um fio para ser cancelado, e aí o que sobra, poderíamos partir para este T-50, que eu ficaria muito satisfeito.
    Abraço.

  2. Outra boa noticia para o inicio do fim da hegemonia militar dos USA no nosso mundo, depois do vôo deste “protótipo” oficial, coisa que calaria a boca de muita gentalha pela internet, esperamos com fervor o modelo chinês voar também um dia, e quem sabe deste projeto o nosso Brasil participe!

  3. Bem, esse não é o formato do avião de verdade, sempre vemos “espacilistas” tentando desenhar como “seria” se fosse “assim”(staelth).
    Não acho que os russos cometeriam o erro de criar um avião furtivo com os ucais de exaustão metalicos e redondos como estes. Teriam que se parecem muito com o F-22. Por esse sim, é um exemplo de furtividade. Sua exaustão é recoberto por dois desviadores de fluxo, e esses desviadores são feitos de material composto. Independente do resultado, os russos sabem, que o jatão deles não poderá fugir a regra do F-22 dos EUA.

    Torço para esse jatão voa ainda nesse século rsrs

    Boa tarde

Comentários não permitidos.