AFA forma 162 oficiais
A Academia da Força Aérea (AFA), sediada em Pirassuninga-SP, realizará amanhã, dia 11 de dezembro, a formatura de 162 novos oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). A cerimônia contará com a presença de autoridades civis e militares, como o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e integrantes do Alto-Comando da instituição.
A turma Kairos, composta de 162 cadetes, é formada de 108 aviadores, 32 intendentes e 14 infantes, além de 8 militares estrangeiros de países como Peru, Bolívia, Venezuela, República Dominicana e Panamá. As mulheres também marcaram presença na turma, sendo 4 aviadoras e 15 intendentes.
O nome Kairos foi escolhido por significar a expressão grega “o tempo certo, no momento adequado”, fazendo referência ao ano de 2006, quando os alunos ingressaram na AFA. Segundo os cadetes, esse ano também marcou grandes acontecimentos, como o centenário do voo do 14-Bis e a ida do primeiro astronauta brasileiro ao espaço.
“Esquadrão RUMBA” forma 46 novos pilotos
O “Esquadrão Rumba” (1º/5º GAV) entregou à Força Aérea Brasileira (FAB), no dia 4 de dezembro, 46 novos pilotos operacionais especializados nas aviações de Patrulha Marítima e Transporte. A turma recém formada, proveniente da Academia da Força Aérea (AFA), iniciou o Curso de Especialização Operacional (CEO) em janeiro deste ano. Após passarem pelas diversas fases do voo, em que aprenderam a utilizar o avião como plataforma de combate, pela instrução terrestre e pelo estágio funcional, os estagiários foram habilitados a compor tripulações operacionais tão logo cheguem a suas novas unidades.
A cerimônia militar contou com a presença do Tenente-Brigadeiro-do- Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier, Comandante Geral de Operações Aéreas (COMGAR); Major-Brigadeiro-do-Ar Louis Jackson Josuá Costa, Comandante do Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR); Brigadeiro-do-Ar Luis Antonio Pinto Machado, Comandante da Segunda Força Aérea (II FAE); Brigadeir-do-Ar Raul Botelho, Comandante da Primeira Força Aérea (I FAE); Brigadeiro-do-Ar Umile Rende Neto, Comandante da Quinta Força Aérea (V FAE); e Brigadeiro-do-Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Chefe da Subchefia de Apoio do COMGAR.
Instituto Tecnológico de Aeronáutica forma 146 alunos em cursos de Pós-Graduação
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) formou, no dia 4 de dezembro, 146 alunos de Pós-Graduação Lato Sensu nas seguintes modalidades: Extensão em Engenharia de Armamento Aéreo; Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada; Especialização em Gestão de Projetos; Especialização em Engenharia de Software; e Especialização em Segurança da Informação. O paraninfo das turmas foi o “iteano” Tércio Pacitti, Reitor do ITA no período de 1982 a 1984, onde teve um papel relevante na criação do curso de Engenharia da Computação.
O Curso de Extensão em Engenharia de Armamento Aéreo (CEEAA) formou três alunos. O objetivo principal da especialidade é proporcionar base teórica e conhecimentos práticos em sistemas embarcados de defesa. Em sua 21ª turma, foi criado em 1977 e formou 114 alunos. Já o Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE), ministrado em parceria com o Centro de Guerra Eletrônica do Comando-Geral de Operações Aéreas (CGEGAR), é direcionado à análise da metodologia e da tecnologia empregadas na interação de equipamentos e sistemas com o ambiente eletromagnético. Esta é a 11ª turma do curso que forma, neste ano, três alunos. Entre os 82 especialistas já formados, 67 são da Força Aérea Brasileira (FAB), 9 da Marinha do Brasil, 4 do Exército Brasileiro, 1 civil do DCTA e um da Força Aérea do Chile.
A diversidade de perfis profissionais dos 50 formandos é uma das características do Curso de Especialização em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada (PE-Safety). Estes profissionais têm em comum o exercício em atividades do setor da aviação e buscam esta formação para vencer desafios relacionados a fatores como segurança de sistemas de aeronaves, gerenciamento de crise, negócios em aviação, certificação aeronáutica, responsabilidade civil e fatores humanos em segurança de aviação. O curso teve início há cinco anos, totalizando 184 especialistas formados.
Primeira turma
Com 17 formandos, esta é a primeira turma do Curso de Especialização em Motores de Combustão Interna (Cemci), criado em 2008 com o apoio das empresas Sygma Motors e Vale Soluções em Energia (VSE). Além de especializar engenheiros para compor o quadro técnico destas empresas, o curso objetiva despertar o interesse por desenvolvimento tecnológico e inovação.
Na área de Tecnologia da Informação foram criados três cursos a partir de um convênio firmado em 2005 com a empresa Stefanini Training. Na especialidade de Segurança da Informação, o aluno sai capacitado para atuar no diagnóstico e na especificação, implementação e monitoração de medidas que ofereçam o máximo de privacidade e segurança. Na modalidade Engenharia de Software o formando está preparado para desenvolver artefatos de software adequados às exigências do mercado, utilizando técnicas modernas que permitem determinar, com alto grau de exatidão, as necessidades de informação .Já na Gestão de Projetos o discente é habilitado para implementar soluções que atendam às novas demandas das organizações, utilizando técnicas atualizadas, necessárias ao planejamento, controle e execução de projetos de qualquer porte ou área de atuação.
No total, estão formados 49 alunos. Esta é a terceira turma na especialista, que formou 73 alunos em 2009.
Aeronáutica forma 180 novos oficiais em MG
O Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) encerrou o ano letivo com uma solenidade emocionante. Ao cumprir a missão de formar oficiais para a Força Aérea Brasileira, foi realizada, no dia 3 de dezembro, a cerimônia militar de entrega de espadas aos 150 formandos do Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) – Turma Harpia, e aos 30 concludentes do Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), Turma Quíron.
Ambas as turmas eram compostas de Suboficiais e Sargentos da Aeronáutica que, após serem aprovados nos exames de seleção e realizarem o curso de formação no CIAAR, conquistaram o posto de Tenente.
A solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades, foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar João Manoel Sandim de Rezende, Diretor-Geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), que entregou as espadas (símbolo do oficialato) aos Tenentes Kebach (CFOE) e Argonauto (EAOF), primeiros colocados em suas turmas.
Momento emocionante para o Tenente Kebach, que recebeu a espada que pertencia ao seu pai, o Major Especialista em Aviões Ary Chaves Martins, falecido em 2008. Para Keback, controlador de Tráfego Aéreo, tornar-se oficial foi a realização de um sonho. “O CIAAR realmente é um centro de excelência. Aprendi muito e fiz muitos amigos aqui”, disse, emocionado. Os primeiros lugares também receberam o Prêmio Força Aérea Brasileira e o Prêmio de Honra ao Mérito, concedido pelo Ministério da Defesa.
O EAOF tem a duração de 14 semanas, período em que os formandos recebem instruções sobre Regulamentos e Conduta Militares, Armamento, Segurança no Trabalho, Gestão de Pessoas, Chefia e Liderança e Direito Humanitário Internacional. Podem participar do EAOF, graduados que possuem Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.
Já para participar do CFOE, que tem a duração de 2 anos, o militar da ativa deve ter sido aprovado no Exame de Seleção e possuir, entre outros pré-requisitos, ensino médio completo e, no mínimo, dez anos de serviço no Quadro de Suboficiais e Sargentos (QSS). Ao final do curso, também é concedido ao aluno diploma de Curso Superior de Tecnologia na especialidade cursada.
O CIAAR é, hoje, referência na área de ensino do Comando da Aeronáutica além de ser o maior centro de formação de oficiais, de várias especialidades. Somente neste ano, cerca de 600 oficiais se formaram na Unidade.
Informações Força Aérea e Poder Aéreo
Parabéns aos futuros e aos sagrados oficiais de carreira da Força Aérea Brasileira pelos seus respectivos êxitos em suas formações e conquistas, o Plano Brasil deseja-lhes sucesso e dedicação em suas carreiras, Parabéns à Força Aérea Brasileira.
E.M.Pinto
Plano Brasil