EUA precisarão gastar US$ 10 bilhões anuais em forças de segurança afegãs, diz comandante

http://www.armybase.us/wp-content/uploads/2009/08/MI-35-attack-helicopters-from-the-Afghan-National-Army-Air-Corps.JPG

WASHINGTON — O envolvimento dos EUA no Afeganistão deve durar anos e custar mais de US$ 10 bilhões anualmente apenas para financiar uma adequada força de segurança afegã, afirmou o general David Petraeus, comandante do Comando Central, que supervisiona as operações no Iraque e no Afeganistão, assim como o Paquistão e outras regiões de conflito.

Em testemunho perante a Comissão de Relações Exteriores do Senado nesta quarta-feira à noite, Petraeus, um dos militares mais influentes dos EUA, afirmou que a soma seria necessária para estabelecer e manter uma força combinado da polícia e Exército afegãos de 400 mil membros – tamanho estimado pelos comandantes americanos como necessário para manter a total segurança do país.

Não há sombra de dúvida de que o Afeganistão precisará de substancial financiamento internacional durante anos em várias áreas diferentes“, disse.

Nesta terça-feira, o presidente afegão, Hamid Karzai, disse durante encontro com o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, que o Afeganistão não será capaz de pagar por sua própria segurança até pelo menos 2024.

Essa foi a primeira vez que Petraeus ao Congresso para defender a nova estratégia do governo Obama para o conflito. Há nove dias, o presidente americano ordenou o envio adicional de 30 mil soldados a mais para a guerra contra o Taleban no Afeganistão.

Nesta quinta-feira, na cerimônia em que recebeu o Prêmio Nobel da Paz, Obama defendeu a participação dos EUA no conflito, afirmando que algumas guerras são justificadas.

Fonte: Último Segundo

4 Comentários

  1. Como já disse em outros posts aqui e repito, os custos para a manutenção do poder no afeganistão é altíssima, e em algum momento vai ficar dificil até para os Yanks bancarem tudo, uma hora ou outra vai se tornar um gasto desnecessário, ou por que vocês acham que as tropas sovieticas sairam de lá?
    Abraço.

  2. Além do fator dinheiro, em última instância, o futuro do Afeganistão dependerá em grande medida da capacidade do governo afegão responder, ou de pelo menos criar a percepção de ser capaz de responder, às expectativas dos afegãos comuns.

    Se não tiver essa capacidade, o potencial para uma perda irreversível da legitimidade do governo será uma das maiores ameaças de longo prazo para o “sucesso” no Afeganistão.

  3. ..se sairem do afeganistão sem deixarem os mesmos responsáveis e com o mínimo em dinheiro p manter o país…voltaram , e desta vez os ianks ñ teram chances p se defenderem…ñ paguem p ver, façam o trablho direito, ainda q custe a vida de seus jovens, se não irão bater , ai, em seu território..guerra custa caro, mt caro..hehehehe.

Comentários não permitidos.