Ao receber Nobel da Paz, Obama defende guerra como instrumento de paz

OSLO – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quinta-feira, na cerimônia de entrega do Prêmio Nobel da Paz, em Oslo, que “os instrumentos de guerra têm um papel a desempenhar para manter a paz“.

No discurso de agradecimento, Obama afirmou que a guerra às vezes é necessária para combater o mal no planeta e garantir a segurança dos Estados Unidos, embora seus custos possam ser elevados. 

Obama afirmou que o uso da força às vezes é justificado, especialmente quando estão em jogo questões humanitárias. Para o presidente dos EUA, no caso da Al-Qaeda, negociações não levarão seus combatentes a depôr as armas.

Garantiu ainda que os Estados Unidos não podem sacrificar seus ideais, mas criticou a quebra de regras da guerra no combate a seus inmigos, numa censura implícita ao governo de seu antecessor, George W. Bush.

Obama – que, ao aceitar a medalha do prêmio, recebeu mais de um minuto de aplausos – reconheceu em seu discurso a contradição existente em que o prêmio seja concedido a ele quando há apenas dez dias ordenou uma escalada da guerra no Afeganistão, ao anunciar o envio de mais 30 mil soldados.

O presidente reconheceu que suas “conquistas são poucas” em comparação com outros agraciados anteriormente com o Prêmio Nobel da Paz. “A notícia do prêmio foi uma surpresa para mim. Não tenho dúvidas de que há outras pessoas que o merecem mais“, afirmou Obama.

Ele disse que recebe o prêmio “com profunda gratidão e uma grande humildade“, ao se referir às críticas dos que consideram que o prêmio é prematuro, já que ele está há apenas 11 meses na Casa Branca.

 

Nobel contestado

 

Obama é o terceiro presidente em exercício dos EUA a receber o Nobel da Paz, depois de Theodore Roosevelt e Woodrow Wilson. Jimmy Carter ganhou o seu duas décadas depois de deixar o cargo.

Há nove dias, Obama determinou o envio de 30 mil soldados a mais para a guerra contra o Taleban no Afeganistão. A proximidade com a entrega do Nobel é “uma interessante coincidência da história“, da qual o presidente tem ciência, segundo uma fonte do governo.

Leia mais sobre a repercussão da entrega do prêmio Nobel da Paz

Sugestões e colaborações: Konner

Obama: “sei que não sou Mandela ou Madre Teresa”

Fidel diz que Obama é ‘cínico’ ao receber Nobel da Paz

Fonte: Último segundo

 

2 Comentários

  1. E ainda acabou de mandar mais 30mil soldados para uma guerra de invasão…

    Qual grande e sanguinária guerra ele conseguiu parar e acabar, qual foi o mérito do senhor Obama para receber este prêmio???

    Esta premiação cobre de descrédito o premio Nobel e os critérios para a escolha do vencedor.

Comentários não permitidos.