Estação espacial chinesa-Tiangong

http://www.sawf.org/Newsphotos/Health/tiangong1.jpg

A China tem um plano para construir uma estação espacial que terá o nome de “Tiangong”. Exteriormente, será semelhante à soviética Mir e as imagens de planos que delas são conhecidas mostram-na com uma cápsula Shenzhou atracada, com uma versão chinesa do “Spacelab” europeu da década de 80.

A semelhança com a Mir pode ser mais do que cosmética, já que todo o atual material que a China envia para o Espaço, desde os foguetões às cápsulas são réplicas atualizadas da tecnologia soviética da década de 80.

A China prossegue assim a sua cuidadosa e até agora muito bem sucedida estratégia espacial de “pequenos passos” a partir do know-how soviético da década de 80. Assim, arriscam pouco e mantêm altos padrões de segurança (e impacto mediático), com custos baixos (os soviéticos é que pagaram os custos de desenvolvimento) e elevados níveis de sucesso.

Foi em 2000 que se soube pela primeira vez que a China tinha planos para construir a sua Tiangong. Mas o programa parece ter ficado hibernado e subfinanciado até recentemente. A ideia fundamental é construir uma estação a partir de vários módulos, lançados separadamente e cada um deles completamente autónomo (com energia, propulsão e navegação), e não especializados, como sucede com a ISS. No total, isso poderia garantir uma grande redundância à estação e uma teórica capacidade de expansão quase ilimitada, de facto, havia planos para fazer o mesmo com a Mir, que o fim da Guerra Fria fez abandonar e que agora podem ser retomados pela China, fabricando uma estação espacial que potencialmente até pode ser maior e com mais tripulantes que a própria ISS.

Texto originanasawatch

Fonte: Quintus

4 Comentários

  1. Fera!!!… mas, quanto ao programa espacial brasileiro, alguém sabe de algo? Ou continua tudo abandonado desde o acidente na base de alcântara em 2003? Se estou bom de memória, lembro que o presidente Lula, havia prometido uma nova tentativa de lançamento de VLS até o fim de seu mandato.

    Apesar de todos os problemas sociais, acho que o Brasil deveria investir mais no nosso programa espacial, pois com uma base próxima a linha do equador, somos privilegiados.

Comentários não permitidos.