A 400M deve voar em breve

http://graphics8.nytimes.com/images/2009/06/12/business/plane_span.jpgO cargueiro europeu A-400M deve efetuar seu primeiro voo na manhã do próximo dia 11 de Dezembro.

A aeronave deve efetuar um voo de curta duração onde serão avaliados os seus propulsores e sistemas de voo. A notícia do primeiro voo prevista para o próximo dia 11 vem em boa hora pois traz novo ânimo ao projeto, entretanto críticos do programa alegam que de fato este voo seria uma tentativa desesperada dos construtores de tentar convencer a opinião pública e os dirigentes europeus de que o programa de fato logrou alguns êxitos nos últimos meses.

O projeto A-400 teve o seu inicio nos idos de 1982, e tinha por objetivo conceber uma aeronave de transporte que substituísse os C-130 e os Transal europeus, no entanto desde então o projeto deparou-se com inúmeros problemas de conceito e também com o vertiginoso aumento de preço que ocorreu ao longo dos anos.

A definição final do projeto e o inicio da fase de construção ocorreram apenas depois do ano 2000. Inicialmente a primeiras entregas chegaram a ser previstas para o início de 2006, mas logo se percebeu que os problemas continuavam.

A construção das estruturas por exemplo só teve início em 2003 e os atrasos foram-se acumulando, o avião foi mostrado ao público pela primeira vez no final de Junho de 2008, mas tratou-se apenas de uma demonstração em terra, porque o Airbus A-400M continuo então sem poder levantar voo.

No meio de muitas críticas o inicio das entregas foi sendo atrasado cada vez mais. Em 2008 previa-se que as entregas começassem em 2010 e depois em 2011, mas com os problemas que agora se levantam, a entrega dos primeiros Airbus A-400 está agora prevista apenas para 2013 ou 2014.

A imagem da Airbus ficou abalada apósas denuncias de falhas gravíssimas, falta de coordenação e problemas técnicos. Recentemente alguns líderes europeus questionaram inclusive a continuidade e viabilidade do programa, houve inclusive desistência de um participante e a ameaça de mais adesões. uma auditoria internacional foi contratada e elaborará um relatório sobre os erros praticados em todos os setores do programa.

Texto e Informações Plano Brasil

depois de publicar a matéria é que vi o email do colega Lucas Urbanski referindo-se a mesma notícia:

Segue aqui o link sugerido pelo amigo Lucas Urbanski

Terra. Airbus A 400

Leia aqui algumas matérias relacionadas ao projeto A-400M divulgadas no Plano Brasil decorrer do último ano (Dez 2008-Dez 2009).

Cargueiro militar vira problema para Airbus

República Sul Africana cancela a ecomenda de 8 cargueiros A-400M

A400M fará testes no solo

França modernizará aviões de transporte C-160 Transall

INGLATERRA QUER MESMO A400M

Airbus enfrenta novos problemas com o A-400

Devido ao atrazo do A-400M, RAF pode alugar C-130J