Tora tora tora, no dia 7 de Dezembro de 1941 o Japão despertava o gigante adormecido

http://markgorman.files.wordpress.com/2008/01/pearl-harbour-1.jpgNesta segunda-feira (7), fazem 68 anos que a base americana de Pearl Harbor foi atacada pela Marinha Imperial Japonesa. O saldo total foi de 11 navios e 188 aviões destruídos e mais de 2403 militares mortos. O ataque foi decisivo para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e iniciou a Guerra do Pacífico. Apesar de imponente – e uma ferida aberta na história dos Estados Unidos.

http://maryt.files.wordpress.com/2007/12/pearl-harbor-uss-virginia.jpgO ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2403 militares estado-unidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota.

http://hotelshawaii.travel/wiki/images/c/c0/Japanese_attack_Pearl_Harbour,_Dec.7,_1941.jpgO ataque marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra do Pacífico, ficando conhecido como Bombardeamento de Pearl Harbor e Batalha de Pearl Harbor, embora o nome mais comum seja Ataque a Pearl Harbor ou simplesmente Pearl Harbor.

http://heldervictor.files.wordpress.com/2009/04/pearl-harbor.jpgPerdas das Forças Armadas dos EUA

Os relatórios oficiais norte estadounidenses enumeram os seguintes danos sofridos[7]:

* O encouraçado Arizona explodiu, levando mais de 1000 vidas
* O encouraçado Oklahoma emborcou, deixando apenas pequena parte do casco acima da linha de água
* O encouraçado California afundou, ficando parte das suas bateriais principais acima da linha de água
* O encouraçado Nevada encalhou, sofrendo danos severos
* O encouraçado West Virginia afundou
* O encouraçado Maryland sofreu danos moderados, sem necessidade de reparos em doca seca
* O encouraçado Tenesee sofreu danos moderados, exceto na ponte de comando, onde os danos foram severos
* O encouraçado Pennsylvania, atingido nas docas secas, sofreu danos sérios, porém não de natureza vital
* O encouraçado Utah, usado como navio alvo, emborcou
* Os cruzadores Leves Releigh, Helena e Honolulu foram danificados moderadamente
* Os contratorpedeiros Cassin, Downess e Shaw foram seriamente danificados
* O navio de reparos Vestal foi intencionalmente encalhado para prevenir afundamento
* O porta-hidroaviões Curtiss foi severamente danificado por choque com um avião e por uma bomba de 500 kg
* O lança-minas Oglala emborcou.

http://markgorman.files.wordpress.com/2008/01/pearl-harbour-4.jpg

O exécito e a marinha dos EUA tiveram 188 aviões destruídos e 159 severamente danificados. Morreram 2403 americanos, e outros 1178 foram feridos.

Os aviadores japoneses concentrara-se nos navios de superfície, poupando outros alvos de grande interesse. Nenhum dos nove submarinos que estavam fora dos bunkers foi alvejado. As oficinas de reparo não foram atingidas, permitindo que a recuperação de diversos navios danificados iniciasse imediatamente. O parque de tanques de combustível tampouco sofreu danos relevantes. Se fosse destruído, tornaria a base inoperante por um longo período.

Apenas algumas horas após o início do ataque a Pearl Harbor (dia seguinte, 8 de Dezembro de 1941, na linha internacional de data), tropas japonesas começaram a atacar os territórios de Hong Kong, seguido de alguns ataques às Filipinas, Wake Island, Malásia, e Tailândia e o afundamento do HMS Prince of Wales e Repulse.

A 8 de Dezembro de 1941, o Congresso dos Estados Unidos declarou guerra ao Japão com um único voto contra, a da deputada Jeannette Rankin, que também havia votado contra a entrada dos EUA na I Guerra Mundial. O Presidente Roosevelt assinou a declaração de guerra, apenas alguns minutos depois. O governo dos EUA continuou e aumentou a intensidade da mobilização militar e iniciou uma economia de guerra no país.

Como resposta, Franklin Roosevelt ordenou um ataque a Tóquio, coração do Japão, considerado praticamente impossível, originando assim o ataque Doolittle lançado a 18 de Abril, 1942.

Um clássico dos filmes sobre a segunda guerra mundial é o filme Tora tora tora.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=xFmVtZLnHio]

Fonte: Blog do Vinna

3 Comentários

  1. A meu ver, Hitler só nao ganhou a guerra por causa de uma barbeiragem deste tamanho, pois a Europa já estava praticamente dominada pelos alemães, e se os Japoneses não atacassem a base naval americana, os EUA dificilmente entrariam em guerra pois estavam exportando muito para a Europa em guerra, e assim não tardaria a guerra terminar.
    Abraço.

  2. É claro que a entrada do EUA na 2ºGuerra, contra o Japão, ajudou a então URRS. Porque ao forçar os japoneses a se concentrarem na guerra do pacifico, eles deixaram de ser uma ameaça no front oriental sovietico, permitindo assim que as forças estacionadas ali fossem deslocadas para Moscou, o que foi decisivo para repelir os nazistas.
    Os bombardeios ingleses sobre a Alemanha também ajudaram a URSS, ao sobrecarregar o esforço de guerra alemão.

    Más a grande maioria dos recursos da Alemanha foram drenados no direcionamento para o front leste,contra a URSS. Quem derrotou os alemães, de fato, foram os russos. Embora a propaganda e os milhares de filmes hollywoodianos nos façam crer que foram os norte-americanos…

    Segundo algumas pesquisas,aproximadamente, de cada 13 soldados alemães mortos na 2º guerra, 10 foram mortos em combate com a URSS.

    “Até à invasão da Itália, em 1943, pelos Aliados, as tropas russas eram as únicas a combater as forças alemãs em solo europeu. Dos mais de 13 milhões de soldados alemães mortos durante a 2ª Guerra Mundial, 10 milhões perderam a vida na frente leste. Do lado russo, contabilizaram-se 9 milhões de soldados mortos e 19 milhões de civis. Apesar dos pedidos de ajuda de Stalin, as forças terrestres Aliadas só entraram verdadeiramente na Europa depois da invasão da Normandia, em Maio de 1944 – daqui até ao fim da Guerra morreriam a maior parte dos 264 000 soldados britânicos mortos em combate. Até essa altura, os bombardeamentos aéreos das cidades alemãs foram a única forma eficaz da Inglaterra e dos Estados Unidos atingirem a Alemanha.”

  3. Em relação ao japoneses na 2ª guerra, vale ler o texto de a batalha de Khalhin-Gol, ocorrida apenas algumas semanas antes que Hitler invadisse a Polônia.

    Texto de Luís Carapinha – 08.11.09

    “Na historiografia ocidental são raras as referências à batalha travada junto ao rio Khalkhin-Gol entre Maio e Setembro de 1939. A severa derrota ali infligida pelas tropas conjuntas da Mongólia Popular e da União Soviética ao exército de Kwantung do Japão imperial, permanece amplamente ignorada, tal como o significado da curta mas intensa guerra de Khalkhin-Gol.”

    “Tóquio arquitectou a intervenção militar de 1939 na República Popular da Mongólia como uma «questão fronteiriça», socorrendo-se, inclusive, de mapas topográficos falseados em que a linha da fronteira mongol oriental aparecia deslocada mais de vinte quilómetros para ocidente, alcançando o curso do rio Khalkhin-Gol. Um pretexto que pretendia encobrir as reais motivações, de carácter expansionista, do imperio japonês, nomeadamente os planos que apontavam em direcção ao território da Sibéria e extremo oriente da URSS. Para o Japão, o corredor mongol delimitado pelo rio Khalkhin-Gol, funcionando como barreira natural, representava uma via privilegiada de acesso em direcção à Transbaicália e ao coração da cobiçada Sibéria Oriental. E a visão da tenaz que se fecharia sobre a URSS a partir de ocidente e oriente era cara ao militarismo japonês e aos propósitos megalómanos das potências fascistas do Eixo.

    Quando, em Maio de 1939 as tropas japoneses cruzaram a fronteira da Mongólia na zona de Khalkhin-Gol, o expansionismo japonês na Ásia oriental era já uma realidade em pleno desenvolvimento. A Coreia fora anexada ainda em 1910. Na Manchúria, depois da invasão do exército de Kwantung (que integrava as mais numerosas e bem preparadas unidades do Exército Imperial Japonês), o Japão orquestrou a criação, em 1932, do estado títere de Manchukuo (designado Grande Império Manchukuo), à frente do qual colocou como regente o último representante da decadente dinastia chinesa Qing.”

    “A direcção soviética avaliou o ataque surpresa, em Maio de 1939, das forças manchus e japonesas contra as tropas fronteiriças da Mongólia e o seu avanço até à margem esquerda (oriental) do Khalkhin-Gol, não simplesmente como uma mera escaramuça numa terra inóspita e, escassamente, povoada por nómadas, mas como uma «perigosa aventura militar» que tinha como principal alvo a própria URSS.”

    “Avaliada a situação no terreno, que confirmou a superioridade numérica do 6.º Exército japonês e das forças fantoches manchus, Jukov (Gueorgui Jukov, talentoso tenente-general) solicitou ao Estado-Maior em Moscovo, o reforço de unidades de infantaria, de tanques pesados, aerotransportadas e da aviação.”

    “Durante mais de dois meses, a acção das tropas soviéticas – em conjunto com as unidades mongóis comandadas por Choibalsan – foi crucial para travar e repelir o ímpeto das sucessivas vagas ofensivas japonesas. Estas apenas uma vez lograram transpor a margem direita do Khalkhin-Gol, sendo forçadas quase de imediato a recuar, sofrendo pesadas baixas. Porém, o inimigo continuava entrincheirado em território da Mongólia.”

    “O poeta e escritor soviético, Konstantin Simonov – para quem Khalkhin-Gol constituiu a estreia na frente de batalha e que, como correspondente de guerra do jornal Krasnaia Zvezda (Estrela Vermelha), cobriu toda a II Guerra Mundial, acompanhando as tropas soviéticas até Berlim –, lembraria mais tarde, em «Longe no Oriente [7], a intensidade das batalhas naquele Verão de 1939, referindo, por exemplo, jamais ter presenciado, ao longo da sua vasta experiência de guerra, uma tal quantidade de aviões de combate no ar em simultâneo – «várias centenas de cada lado» –, como em Khalkhin-Gol. ”

    “Com as linhas de abastecimento a 700 quilómetros da frente de batalha, o Exército Vermelho montou uma extraordinária operação logística por terra, determinante para o sucesso da operação. ”

    “O impasse em Khalkhin-Gol foi quebrado a 20 de Agosto: antecipando-se aos planos de um novo ataque japonês, as tropas comandadas por Jukov lançaram uma manobra fulminante de larga escala, surpreendendo as tropas ocupantes. Em três dias de intensos combates as forças japonesas foram cercadas. A batalha prosseguiu até dia 31 quando as últimas posições japonesas em território da Mongólia foram completamente derrotadas. O 6º Exército Imperial do Japão acabara de sofrer uma derrota humilhante em Khalkhin-Gol na véspera do início da II Guerra Mundial. A 15 de Setembro, Tóquio assinava o acordo de cessar-fogo e dois anos depois [Em Abril de 1941 a URSS e o Japão assinaram um tratado de não-agressão] reconhecia o traçado da fronteira da Mongólia.”

    “A dura lição recebida na Mongólia aplacou definitivamente a veleidade agressiva do Japão em relação à URSS. A derrota categórica do Japão foi um dos factores determinantes que impediu que a URSS fosse obrigada a combater em duas frentes na guerra de 1941-45. A confirmação de que o Japão não tencionava atacar a URSS, transmitida de Tóquio por Richard Sorge (que avisara a direcção soviética para o início da operação Barbarossa pela Alemanha nazi, desencadeada a 22 de Junho de 1941) permitiu, nos dias especialmente críticos do Outono de 1941, a transferência para os arredores da capital soviética de importantes reforços militares provenientes do extremo oriente – entre os quais algumas das unidades que tinham combatido em Khalkhin-Gol.”

    “A derrota nazi na batalha de Moscovo, comandada por Jukov – impedindo a queda da capital e contendo a progressão alemã –, marcaria o início da contra-ofensiva da URSS e da reviravolta na II Guerra cujo destino seria decidido em Stalingrado.”

Comentários não permitidos.