Mercosul não reconhece eleições em Honduras e pede restituição de Zelaya

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6b/Mercosul-04-jul-2005.jpeg

HONDURAS – Os presidentes do Mercosul não reconheceram nesta terça-feira, durante a cúpula do bloco realizada em Montevidéu, as eleições realizadas em Honduras e pediram a restituição do presidente constitucional Manuel Zelaya, em uma declaração conjunta.

O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, leu a declaração assinada pelos governantes de Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, na qual “reiteram sua mais enérgica condenação ao golpe de Estado em Honduras“, e consideram “inaceitáveis as graves violações dos direitor humanos e liberdades do povo hondurenho”.

Por conseguinte, diante da não restituição de Zelaya no cargo para o qual foi eleito democraticamente, manifestam o total e completo desconhecimento das eleições do dia 29 de novembro” realizadas em Hoduras, destacaram os chefes de Estado do Mercosul.

O pleito presidencial hondurenho terminou com a vitória do conservador Porfirio Lobo, e teve a adesão de mais de 60% dos eleitores do país.

Para os presidentes reunidos em Montevidéu, no entanto, a votação aconteceu “em um ambiente de inconstitucionalidade, ilegitimidade e ilegalidade“, constituindo um duro golpe para os valores democráticos, a América Latina e o Caribe.

Fonte: Último Segundo

6 Comentários

  1. O que os presidentes do Mercosul estão defendendo, é de interesse universal, o que os EUA estão defendendo em Honduras é o seu interesse pessoal.

    Como de costume, a despeito de qualquer valor social e político, quando seus interesses estão em jogo.

  2. Os dois estão certos, o sr lula está certo, + temos de ceder, ainda q estando nós certos é eles errados, p poder prosseguirmos e ajudar a população hondurenha, q o próximo presidente ponha na cadeia os golpistas…

Comentários não permitidos.