Karzai diz que exército do Afeganistão precisará de ajuda até 2024

http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/arquivos/cdocuments_and_settingslmeirelesigdesktop3009d67adc454e6bb5350f4ebefd9945.jpg

CABUL – O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, afirmou nesta terça-feira que o país não terá recursos para financiar as próprias forças de segurança até pelo menos 2024.

Para os próximos 15 a 20 anos, o Afeganistão não será capaz de financiar por seus próprios meios uma força de tal natureza“, declarou Karzai em uma entrevista coletiva em Cabul ao lado do secretário de Defesa norte-americano, Robert Gates.

“Esperamos que a comunidade internacional, e em particular os Estados Unidos como nosso principal aliado, nos ajudem a ter também a capacidade econômica para manter uma força que proteja o país com o número (de membros) e equipamentos adequados“, disse Karzai.

Gates considerou ser “realista” pensar que o Afeganistão vai precisar de “algum tempo” para ser capaz de manter suas forças de segurança. “Se serão 15 ou 20 anos, esperamos um desenvolvimento econômico acelerado no Afeganistão“, afirmou.

Gates desembarcou nesta terça-feira em Cabul para conversar com Karzai sobre a decisão do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de enviar mais 30 mil soldados ao país.

É a primeira visita oficial de um membro da administração Obama ao Afeganistão desde que o anúncio foi feito, na semana passada.

Fonte: Último Segundo

1 Comentário

Comentários não permitidos.