Índia recebe os quatro primeiros exemplares do MiG-29K

 

Os primeiros quarto exemplares do caça multifunctional de fabricação russa MiG-29K foram entregues no dia 4 de dezembro último para a Marinha da Índia. As aeronaves de combate serão embarcadas no futuro porta-aviões INS Vikramaditya (versão modernizada do Admiral Gorshkov, que ficou em serviço na Rússia de 1987 à 1996), que deverá ser entregue em meados de 2012 pela Rússia à Índia. “As aeronaves chegaram desmontadas, e serão montadas pelas nossas equipes imediatamente”, declarou um oficial da Marinha da Índia.

A compra foi efetuada pela Índia efetuada em janeiro de 2004, num contrato de US$ 1,5 bilhões que incluiu, além de treinamento e peças re reposição, 12 MiG-29K (monoplace) e quatro MiG-29KUB (biplace). A versão de treinamento é extremamente semelhante com o MiG-29K, exceto pelo alcance operacional que é significamente menor.
Os MiG-29K possuem trem de pouso reforçado para operações embarcadas, gancho de retenção, camada de proteção extra na pintura para suportar a maresia, turbinas mais resistentes a impactos contra aves, sonda de reabastecimento em voo e cockpit equipado com telas multifuncionais de cristal líquido coloridas.
A Marinha da Índia estuda a compra de mais 29 MiG-29K para incrementar a sua frota.

Fonte: Revista Asas

1 Comentário

Comentários não permitidos.