EUA não descartam negociações com talibã, enquanto Karzai pede apoio para fazê-lo

http://blogs.indystar.com/varvelblog/10082009.jpg

France Presse

WASHINGTON – A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o secretário da Defesa, Robert Gates, se negaram neste domingo a descartar o estabelecimento de um diálogo com líderes talibãs, enquanto o presidente reeleito do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu o apoio do Ocidente para dialogar com o mulá Omar, líder do movimento islâmico.

Eles devem reunciar à Al Qaeda, renunciar à violência”, disse Hillary, em entrevista ao programa “This week”, da rede NBC News.

Eles devem estar dispostos a acatar a constituição afegã e a viver pacificamente”, acrescentou.

Hillary disse ser “muito cética” em relação a uma mudança de postura dos líderes talibãs, no sentido de seguir o caminho das negociações ou de aceitar as condições mencionadas.

Já Gates argumentou que a decisão do presidente americano, Barack Obama, de enviar um reforço de 30.000 soldados ao Afeganistão tem, entre outros propósitos, o de obrigar os talibãs a sentar para negociar.

Acredito que a possibilidade de que os líderes talibãs (…) aceitem as condições que a secretária Clinton acaba de citar depende, em primeiro lugar, de que detenhamos seu avanço agora mesmo e (…) façamos com que eles se deem conta de que provavelmente serão derrotados”, declarou Gates, que também participou do programa.

Em entrevista à rede de televisão CNN, Hamid Karzai pediu que as potências ocidentais apóiem seu governo em uma estratégia de negociação com os talibãs afegãos.

Enquanto lutamos contra o terrorismo, também devemos negociar e encontrar soluções pacíficas”, declarou, argumentando que a comunidade internacional deve “compreender” a figura do líder máximo dos talibãs.

O mulá Omar voltou a rejeitar a mão estendida pelo presidente afegão e qualquer proposta de negociação com as autoridades do país, de acordo com uma mensagem divulgada no dia 25 de novembro por ocasião da festa muçulmana do Aid al-Adha.

Os invasores não querem negociações destinadas a garantir a independência do Afeganistão e o fim de sua invasão, e sim unicamente prolongar sua ocupação diabólica”, afirmou o mulá Omar.

Neste domingo, Karzai disse que espera negociar com o líder talibã, mas fez eco ao discurso de Hillary Clinton.

Gostaria de negociar com ele, sob a condição de que ele renuncie à violência, rompa, denuncie e elimine todos os vínculos com a Al Qaeda e com as redes terroristas, e sobretudo se os Estados Unidos e os demais aliados nos apoiarem e perceberem a necessidade” desta negociação, destacou Karzai.

Colaboração e Sugestão Konner

Fonte: Correio Braziliense

2 Comentários

Comentários não permitidos.